Release: o que é, como escrever e boas práticas

homem com celular na mão lendo um release jornalístico

A assessoria de imprensa é um dos serviços de maior apoio para o crescimento de uma marca. É a partir de um bom trabalho de assessoria que uma relação frutífera pode ser estabelecida com a imprensa, aumentando a participação do negócio na mídia. Para que esse diálogo com a imprensa aconteça de forma eficiente, a elaboração de bons releases é item indispensável no dia a dia de qualquer assessoria. Mas, afinal, você sabe o que é um release?

Seja você um profissional de comunicação ou não, entender do que se trata esse material, qual é a sua estrutura e como escrever um bom release pode trazer muitos benefícios para sua carreira e empresa. Continue a leitura deste post e entenda tudo sobre o assunto!

O que é um release?

Também chamado de press release, ele é um material que busca informar os jornalistas sobre determinado assunto relacionado a uma marca (empresa ou pessoa pública). Nesse documento, diversos assuntos podem ser relatados, como um novo produto, serviço, parceria, evento ou outras novidades.

O release pode ser elaborado de forma genérica, a fim de ser disparado em diversos veículos de comunicação, assim como pode ter sua estrutura adaptada para cada mídia que deve recebê-lo, destacando, em cada uma, aquilo que pode chamar mais a atenção.

Qual é a função do release jornalístico?

O principal objetivo por trás da elaboração desse material é conquistar espaço na imprensa, gerando mídia espontânea. A partir dessa maior presença em sites, jornais, revistas e blogs, a marca se torna mais conhecida pelo público e passa a ter mais credibilidade. Tudo isso, é claro, ajuda a trazer crescimento para o negócio.

Qual é a estrutura do release?

Um profissional de comunicação pode receber até centenas de releases por dia. Por isso, é preciso que esse material siga uma estrutura básica que ajude a destacá-lo entre os demais. Essa estrutura é similar à de uma notícia e conta com os seguintes elementos:

  • Título – resumo curto, claro e objetivo do assunto principal tratado pelo release. O seu objetivo é sempre ser o mais chamativo possível para despertar o interesse do leitor.
  • Subtítulo (ou linha fina) – formado por uma ou duas frases, apresenta todas as outras informações principais sobre o tema, mas que não couberam no título.
  • Lide – é o primeiro parágrafo do release e tem como função agrupar todas as informações fundamentais do assunto logo no início, facilitando o acesso do leitor a elas. Para isso, seis perguntas devem ser respondidas: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
  • Corpo do release – logo abaixo do lide, traz todo o restante das informações sobre o tema, dividido entre parágrafos.
  • Elementos adicionais – podem ser reunidos dados de serviço de um estabelecimento ou evento, ficha técnica de um lançamento, seção de informações sobre a empresa ou, ainda, os contatos da assessoria responsável pelo atendimento à imprensa. 

Confira também: Modelos de release

Como escrever um bom release?

Agora que você já sabe o que é um release e qual é a sua estrutura básica, é hora de saber como escrevê-lo da melhor maneira. Confira, abaixo, algumas dicas:

  • Utilize frases curtas e diretas, sem firulas.
  • Atente-se à linguagem mais adequada. De acordo com o público-alvo de seu release, ela pode ser mais jornalística, despojada, técnica, etc. 
  • Sempre que possível, utilize dados estatísticos e referências externas, como estudos que ajudem a corroborar o que está sendo descrito.
  • Faça uso de palavras-chave que ajudem seu conteúdo a se posicionar melhor nos motores de pesquisa – essencialmente, o Google.
  • Não se esqueça de fornecer dados sobre a empresa responsável pela publicação do release. Essa parte geralmente vem ao final do texto, depois que o assunto principal já foi destrinchado.

O release de jornalismo de diversas empresas e sites, seguem o mesmo passo-a-passo acima. Tornando-se cada vez mais profissional e sempre evoluindo de acordo com a estrutura básica e boas práticas.

Veja também: Sabe como publicar um release? | Qual a função da linha fina em texto jornalístico

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Entre em contato com o Varejo & Consumo pelo fale conosco, faça seu orçamento e veja como podemos te ajudar a crescer ainda mais sua marca.

Contribua para um mercado mais bem informado: compartilhe este artigo!