Release: o que é, como escrever e boas práticas

A assessoria de imprensa é um dos serviços de maior apoio para o crescimento de uma marca. É a partir de um bom trabalho de assessoria que uma relação frutífera pode ser estabelecida com a imprensa, aumentando a participação do negócio na mídia.
Para que esse diálogo com a imprensa aconteça de forma eficiente, a elaboração de bons releases é item indispensável no dia a dia de qualquer assessoria. Mas, afinal, releases o que é?
Seja você um profissional de comunicação ou não, entender do que se trata esse material, qual é a sua estrutura e como escrever um bom release pode trazer muitos benefícios para sua carreira e empresa.
Continue a leitura deste post e entenda tudo sobre o assunto!
O que é um release?
Também chamado de press release, ele é um material que busca informar os jornalistas sobre determinado assunto relacionado a uma marca (empresa ou pessoa pública). Nesse documento, diversos assuntos podem ser relatados, como um novo produto, serviço, parceria, evento ou outras novidades.
O release pode ser elaborado de forma genérica, a fim de ser disparado em diversos veículos de comunicação, assim como pode ter sua estrutura adaptada para cada mídia que deve recebê-lo, destacando, em cada uma, aquilo que pode chamar mais a atenção.
Além disso, um release eficaz deve ser claro e objetivo, apresentando as informações principais logo no início para captar a atenção do jornalista rapidamente. É importante incluir dados relevantes, como datas, locais e citações de pessoas envolvidas, que podem dar mais credibilidade e interesse à matéria. Também deve ser redigido de maneira a facilitar a compreensão e a utilização da informação, incluindo uma estrutura organizada com título, subtítulo, corpo do texto e informações de contato. Dessa forma, o release não apenas comunica a mensagem desejada, mas também maximiza as chances de cobertura midiática e impacto positivo.
Qual é a função do release jornalístico?
O principal objetivo por trás da elaboração desse material é conquistar espaço na imprensa, gerando mídia espontânea. A partir dessa maior presença em sites, jornais, revistas e blogs, a marca se torna mais conhecida pelo público e passa a ter mais credibilidade. Tudo isso, é claro, ajuda a trazer crescimento para o negócio.
Qual é a estrutura do release?
Um profissional de comunicação pode receber até centenas de releases por dia. Por isso, é preciso que esse material siga uma estrutura básica que ajude a destacá-lo entre os demais. Essa estrutura é similar à de uma notícia e conta com os seguintes elementos:
- Título – resumo curto, claro e objetivo do assunto principal tratado pelo release. O seu objetivo é sempre ser o mais chamativo possível para despertar o interesse do leitor.
- Subtítulo (ou linha fina) – formado por uma ou duas frases, apresenta todas as outras informações principais sobre o tema, mas que não couberam no título.
- Lide – é o primeiro parágrafo do release e tem como função agrupar todas as informações fundamentais do assunto logo no início, facilitando o acesso do leitor a elas. Para isso, seis perguntas devem ser respondidas: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
- Corpo do release – logo abaixo do lide, traz todo o restante das informações sobre o tema, dividido entre parágrafos.
- Elementos adicionais – podem ser reunidos dados de serviço de um estabelecimento ou evento, ficha técnica de um lançamento, seção de informações sobre a empresa ou, ainda, os contatos da assessoria responsável pelo atendimento à imprensa.
Confira também: Modelos de release | Texto opinativo | Divulgador de links | O que é notícia
A Importância do release:
A importância de um release está na sua capacidade de gerar visibilidade e credibilidade para a marca. Quando bem elaborado, ele pode atrair a atenção dos jornalistas e resultar em cobertura gratuita na mídia. Isso não só amplia o alcance da mensagem, mas também fortalece a imagem da empresa perante o público.
Entender o que é release e como utilizá-lo corretamente é crucial para qualquer estratégia de comunicação. Um release eficaz deve ser claro, direto e focado nas informações mais relevantes, facilitando o trabalho dos jornalistas e aumentando as chances de publicação.
Como escrever um bom release?
Agora que você já sabe o que é um release e qual é a sua estrutura básica, é hora de saber como escrevê-lo da melhor maneira. Confira, abaixo, algumas dicas:
- Utilize frases curtas e diretas, sem firulas.
- Atente-se à linguagem mais adequada. De acordo com o público-alvo de seu release, ela pode ser mais jornalística, despojada, técnica, etc.
- Sempre que possível, utilize dados estatísticos e referências externas, como estudos que ajudem a corroborar o que está sendo descrito.
- Faça uso de palavras-chave que ajudem seu conteúdo a se posicionar melhor nos motores de pesquisa – essencialmente, o Google.
- Não se esqueça de fornecer dados sobre a empresa responsável pela publicação do release. Essa parte geralmente vem ao final do texto, depois que o assunto principal já foi destrinchado.
O release de jornalismo de diversas empresas e sites, seguem o mesmo passo-a-passo acima. Tornando-se cada vez mais profissional e sempre evoluindo de acordo com a estrutura básica e boas práticas.
Veja também: Sabe como publicar um release? | Qual a função da linha fina em texto jornalístico | O que é lide | O que é clipping
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