Você sabe a diferença entre notícia e reportagem?

Qual a diferença entre notícia e reportagem?

Entre os gêneros textuais do mundo jornalístico, estão a notícia e a reportagem. 

Ambos possuem especificidades em relação aos seus aspectos estruturais e discursivos que precisam ser conhecidos para que, cada vez mais, estejamos por dentro da linguagem usada por jornalistas nos diversos meios de comunicação em que atuam. 

Separamos algumas definições de cada gênero para que você conheça a diferença entre notícia e reportagem. 

Continue a leitura e confira! 

O que é uma notícia?

Por meio da notícia, é possível informar fatos recentes de interesse público.

Os assuntos escolhidos para uma notícia devem ser de caráter relevante, atrativos e ter impactos sociais.

A notícia possui caráter temporal. Ou seja, os fatos relatados, além de recentes, podem ter um prazo de validade, a depender do assunto tratado. 

Os elementos estruturais da notícia

A estrutura de uma notícia pode variar dependendo do veículo de comunicação.

Porém, é certo que todas as notícias devem ter um título que chame atenção para o caráter imediato do assunto. 

O texto deve começar com o “lide”, um jargão jornalístico para o primeiro parágrafo da notícia, que deve responder às seguintes perguntas sobre o acontecimento: “o quê?”, “quando?”, “quem?”, “como?” e “onde?”. 

Essas perguntas, quando respondidas, conseguem dar ao público, de forma objetiva, um panorama sobre o que está sendo tratado.

Leia mais em: Entenda a estrutura da notícia e suas principais características 

O que é uma reportagem?

A reportagem também lida com dados e fatos da vida real, por exemplo.

No entanto, ela é um texto de mais “fôlego”, ou seja, maior, tratando do assunto em questão com mais detalhes e de forma mais completa. Assim, dá-se margem para que sejam criados debates sobre o tema. 

Apesar disso, a linguagem adotada nesse tipo de texto deve permanecer clara e objetiva. 

Os elementos estruturais da reportagem

A reportagem, por ser um texto mais completo, deve abarcar as diversas versões sobre o mesmo acontecimento para que o leitor tenha acesso às mais diferentes versões do ocorrido.

Ela não possui uma estrutura pré-moldada, por ser um conteúdo bem mais complexo, mas, no seu título, devem estar inseridas as palavras-chave do restante do texto.

Então qual é a diferença entre notícia e reportagem?

Seguindo essas especificidades de cada gênero, podemos dizer que a reportagem está entre os textos opinativos do universo jornalístico, enquanto a notícia está entre o gênero informativo. Essa é uma diferença entre notícia e reportagem.

A notícia pretende contar acontecimentos pontuais, do dia a dia, isto é, temas atuais, do momento presente. 

Já a reportagem não pretende apenas informar, contendo temas relacionados ao fenômeno político e social, de interesse público. 

A reportagem utiliza algumas características que não encontramos na notícia. Nela, há o uso do discurso direto e indireto, enquanto, na notícia, o discurso indireto é o que predomina. 

Além disso, só encontramos a voz do repórter na notícia. Já na reportagem, a polifonia é um recurso muito presente, apresentando, por exemplo, entrevistas com fontes diversas, como testemunhas de um fato.

Outra diferença entre notícia e reportagem é que a segunda é assinada pelo jornalista, já que possui uma visão pessoal, com desenhos narrativos visíveis. Já a notícia não, por ser um conteúdo mais próximo da imparcialidade.

Conheça o Varejo & Consumo

Agora que você já conhece as principais diferenças entre notícia e reportagem, aproveite e conheça o Varejo & Consumo, um portal de notícias com diversas informações relevantes.

Fale conosco e faça um orçamento!

Veja também: Qual a função da linha fina em texto jornalístico | Tipos de lides jornalísticos | Estrutura de uma reportagem

Contribua para um mercado mais bem informado: compartilhe este artigo!