Otimizar release: como realizar essa prática?

otimizar release

Você sabe como pode otimizar release?

Releases são ferramentas usadas para promover visibilidade, podendo ser otimizados com boas práticas de SEO para que resultados ainda maiores sejam alcançados.

O SEO, por sua vez, também tem o mesmo foco, ou seja, fazer com que uma determinada página ganhe mais visibilidade. 

Unir as duas estratégias, portanto, é um grande diferencial!

Os assessores de imprensa, antigamente, disparavam releases a vários jornalistas. O foco era que quanto mais exposição sobre um assunto melhor.

Porém, atualmente, a estratégia mudou um pouco: releases de qualidade podem ser vistos por jornalistas, mas também pelo Google. 

Mas como otimizar um release? Separamos algumas dicas!

5 dicas para otimizar release

Confira algumas estratégias infalíveis de como você pode otimizar um release

1. Hiperlinks

Hiperlinks são palavras sublinhadas, no geral, em azul, em determinado texto. 

Ao clicar, o usuário é redirecionado para outra matéria relacionada ao assunto. 

Colocar hiperlinks em um texto faz com que a experiência de leitura seja mais completa, bem como o processo de indexação no Google.

A qualidade desses hiperlinks também é considerada, uma vez que precisam ser complementares à leitura.

Recomenda-se usar links de dentro do domínio do site e demais domínios também. Para a aquisição de backlinks, é possível contar com serviços estratégicos. 

2. Ferramentas que auxiliam 

Para deixar o trabalho mais completo, também pode-se contar a ajuda de algumas ferramentas.

A primeira é o próprio Google, que vai mostrar a quantidade e qualidade de palavras dos conteúdos já feitos.

Além disso, o Ubersuggest também é uma possibilidade, sendo uma ferramenta que possibilita a análise da quantidade de conteúdos com determinada palavra, dificuldade e títulos principais que são usados. 

O Google Trends também pode dar boas inspirações para novos releases, assim como o Semrush. 

3. Fotos e conteúdos multimídia

Investir em fotos, vídeos e embed links (código HTML responsável por incorporar elementos de sites externos) aumentam a qualidade do texto, gerando mais fluidez para os leitores.

Em fotos, ao associar a palavra-chave na descrição do seu Alt Text, a audiência da empresa possui acesso ao conteúdo também quando a pesquisa é feita via Google Imagens, por exemplo. 

Os links para vídeos e postagens em redes sociais buscam integração de estratégias de comunicação por meio de vários canais.

4. Escaneabilidade

A escaneabilidade tem a ver com as técnicas que o texto precisa ter para promover uma leitura dinâmica e fluída para o usuário, sendo importante para manter a audiência na página por mais tempo.

Além de se investir em conteúdos multimídias, também é importante considerar:

  • Apresentação das informações sucinta e objetivamente;
  • Utilização de possibilidades gráficas que atraiam a atenção do usuário, como listas;
  • Introdução que capte rapidamente a atenção do leitor. 

Confira também: Ideias para títulos e como fazer um título chamativo | O que é clipagem

5. Conteúdo relevante

Conteúdo relevante gera autoridade.

A relevância do conteúdo é o principal fator essencial para colocar a marca nas primeiras posições do Google.

Para isso, recorra a informações ricas e completas no seu release. Com isso, o texto será usado como referência e link building em diversos conteúdos.

É essencial investir nessas estratégias para aumentar o alcance e fazer com que a notícia seja ainda mais relevante nos principais buscadores.

Publique um release no Varejo & Consumo

Agora que você já sabe algumas dicas de otimização, aproveite para publicar release no Varejo & Consumo!

Confira também: Divulgador de links | Texto jornalístico

Contribua para um mercado mais bem informado: compartilhe este artigo!