Conheça os principais hábitos de viagem dos brasileiros

hábitos de viagem

De acordo com pesquisa da Opinion Box, 86% das pessoas viajam a lazer pelo menos uma vez por ano e 51%, duas vezes ou mais. Além disso, 34% usam principalmente o carro para viajar e 29%, o avião.

Mas, além desses, quais são os outros hábitos de viagem dos brasileiros? Continue a leitura do artigo e confira! 

Hábitos de viagem

Veja alguns hábitos de viagem de brasileiros que costumam se aventurar pelo mundo:

Planejar a viagem 

O primeiro hábito de quem costuma viajar é o planejamento de cada etapa da viagem, começando pela investigação da reputação da companhia aérea e pela escolha do destino.

No entanto, ao procurar passagens e hotéis na internet, é recomendado escolher o “modo secreto” do navegador, já que algumas empresas aumentam os preços ao perceberem que o cliente já realizou a mesma pesquisa antes.

Além disso, é preciso considerar se a passagem inclui franquia de bagagem, reserva de assento e se há reembolso em casos de imprevistos. 

Organizar-se financeiramente

Outro hábito dos viajantes é o planejamento financeiro. Quem costuma viajar tem uma noção de quanto vai gastar e qual é o valor necessário para realizar o passeio.

Assim, uma dica para iniciantes é colocar todas as despesas no papel e contar com uma quantia reserva. Por isso, tente investir em milhas e em programas de fidelidade.

Checar dados e itinerários 

Dados escritos de forma errada podem causar momentos de estresse em sua viagem. Portanto, cheque tudo antes de partir, analisando o site da companhia aérea e vendo se não há nenhuma alteração prevista para acontecer na véspera do passeio. 

Caso seja preciso realizar o cancelamento de um voo, por exemplo, lembre-se de que ele é gratuito até 7 dias antes da viagem. Assim, contar com o app da companhia aérea no celular pode te ajudar a se organizar melhor. 

Hábitos de viagem antes e depois da pandemia de Covid-19 

Em agosto de 2021, uma pesquisa da MaxMilhas, em parceria com a Opinion Box, tentou entender a percepção dos brasileiros a respeito dos hábitos de viagem antes e depois da pandemia de Covid-19.

Entre os resultados adquiridos, pode-se destacar que: 

  • Grande parte das pessoas desejava voltar a viajar;
  • As viagens nacionais se tornaram prioridade;
  • Havia a percepção de uma demanda reprimida no turismo na ocasião;
  • Muitas praias eram elencadas como o destino preferido;
  • Havia um crescimento na busca por localizações isoladas.

Aproveite também para conhecer os tipos de intercâmbio existentes.

Publique no Varejo & Consumo

O Varejo & Consumo é um portal de notícias atualizadas sobre o mercado. Navegue pelo nosso site, conheça mais conteúdos e aproveite para publicar release.

Saiba mais: Viajar ganhando pouco | País com melhor salário mínimo | Intercâmbio voluntário | Cidadania italiana | Turismo sustentável