Como usar o LinkedIn: 7 formas de usar a rede ao seu favor
Você já ouviu falar que é possível encontrar emprego no LinkedIn, mas não sabe como usar o LinkedIn da melhor forma? Neste artigo conheça sete dicas no LinkedIn, para criar autoridade nessa rede social e construir conexões valiosas.
Desde a busca por oportunidades de emprego a networking estratégico, o LinkedIn é uma ferramenta indispensável para quem deseja se destacar no mercado e até conseguir novos clientes. Entenda mais a seguir!
Como usar o LinkedIn para conseguir emprego
Com mais de 850 milhões de usuários, o LinkedIn facilita a criação de redes de contatos e também oferece oportunidades de emprego por meio da conexão com recrutadores e empresas.
Mas, para isso, é necessário adotar estratégias que fazem a diferença na busca por vagas de emprego ou para conhecer a pessoa certa. Confira quais são!
1. Otimize sua foto de perfil no LinkedIn
Sem dúvidas, a foto de perfil no LinkedIn causa uma boa primeira impressão e pode influenciar nas suas chances de conseguir um emprego.
Primeiro, escolha um fundo neutro e profissional, para manter o foco em você, evitando ambientes muito ocupados que podem distrair. A iluminação também é essencial, opte por luz natural para garantir que a foto esteja bem clara.
A qualidade da imagem não deve ser negligenciada, então utilize uma câmera de boa resolução. Além disso, suas roupas devem refletir o padrão da sua área de atuação. Roupas formais são ideais para setores mais tradicionais, como advocacia.
2. Use a pesquisa avançada para buscar anúncios de emprego
Para usar a pesquisa avançada, comece acessando a barra de busca no topo da página inicial. Ao digitar uma palavra-chave relacionada à sua área de interesse, como “engenheiro de software”, você verá opções de filtros abaixo da barra.
Esses filtros permitem refinar sua busca por localização, tipo de emprego, nível de experiência e data de publicação das vagas.
3. Faça conexões estratégicas e entre em grupos
Para começar a fazer conexões, identifique pessoas que possam agregar valor à sua rede. Você pode buscar por colegas de trabalho, ex-colegas de faculdade, líderes do seu setor e recrutadores de empresas do seu setor de atuação.
Ao enviar convites para conectar-se, personalize suas mensagens, explicando por que você gostaria de se conectar. Isso aumenta as chances de aceitação.
Após se conectar, comente e compartilhe publicações das suas conexões. E não hesite em enviar mensagens diretas para discutir interesses em comum ou solicitar conselhos, de maneira cordial.
Além das conexões, participar de grupos no LinkedIn é uma estratégia para encontrar profissionais que compartilham interesses semelhantes.
4. Escreva conteúdos relevantes sobre sua área
Ao compartilhar conhecimento, você demonstra sua expertise, aumenta a visibilidade do seu perfil e atrai conexões da sua área de trabalho.
Para começar, identifique temas que são de interesse para sua audiência. Isso pode incluir tendências do setor, dicas práticas, análises de mercado ou reflexões sobre desafios comuns enfrentados por profissionais da sua área.
Por exemplo, se você trabalha na área de marketing digital, pode escrever um guia sobre como otimizar campanhas de e-mail marketing, oferecendo dicas.
Outra abordagem é compartilhar suas experiências pessoais. Se você é um líder de TI, pode descrever um projeto desafiador que você liderou, detalhando as soluções que encontrou e os resultados alcançados.
5. Complete seu resumo e use palavras-chaves
O resumo, que aparece logo abaixo do seu nome e título, serve como uma vitrine de suas habilidades, experiências e objetivos de carreira.
Para começar, é vital identificar palavras-chave relevantes para sua área, pois elas ajudam os recrutadores a encontrarem seu perfil nas buscas.
Por exemplo, se você é um analista de marketing digital, palavras como “SEO”, “gestão de campanhas”, “análise de dados” e “mídias sociais” devem estar presentes em seu texto.
Faça uma breve descrição das suas experiências mais relevantes. Destaque conquistas específicas, utilizando dados quantificáveis quando possível.
6. Descreva suas funções com detalhes
A seção de experiências merece bastante cuidado para chamar atenção de recrutadores. Ao redigir suas experiências, comece com o título do cargo e o nome da empresa, seguido pelo período em que trabalhou lá.
Em seguida, descreva suas funções de maneira bem detalhada, usando bullet points para facilitar a leitura. É importante que você explique sobre suas responsabilidades diárias.
7. Mantenha seu perfil aberto para recrutadores
Quando você mantém seu perfil visível, aumenta suas chances de ser encontrado por profissionais que podem oferecer oportunidades de emprego.
Para ativar essa configuração, acesse a seção de privacidade do seu perfil. Em seguida, selecione a opção para que recrutadores saibam que você está aberto a novas oportunidades.
Essa funcionalidade é discreta, assim os colegas de trabalho não saberão que você procura outras vagas de emprego.
Como usar o LinkedIn para prospectar clientes
Além de buscar emprego, outra maneira estratégica de usar o LinkedIn é procurar possíveis futuros clientes para o seu negócio. Uma das primeiras etapas na prospecção é construir um perfil atraente, que destaque suas competências e os serviços que você oferece.
Depois de otimizar seu perfil, comece a construir suas conexões. Envie convites para pessoas que estejam dentro do seu mercado-alvo, como tomadores de decisão da sua área, e aborde esses profissionais.
Outra ferramenta poderosa para prospectar clientes é o recurso InMail do LinkedIn Premium. Ele permite que você envie mensagens diretas para outros usuários, mesmo que não façam parte das suas conexões.
Por fim, produza artigos, postagens e vídeos que abordem temas de interesse do seu público-alvo, como dicas práticas e cases de sucesso.
Agora que você já sabe como usar o LinkedIn da forma correta, é importante saber como interagir no ambiente empresarial para aumentar as suas oportunidades.
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