Conheça mais sobre a comunicação empresarial

Comunicação empresarial

A comunicação empresarial é a estratégia de comunicação sobre a realidade de uma empresa, sendo realizada por meio de posts em redes sociais sobre eventos e até mesmo informativos a respeito de situações corriqueiras. 

Ela acontece a longo prazo e precisa ser bem-usada, a fim de melhorar a imagem pública da empresa e o crescimento de vendas. Portanto, continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

Objetivos da comunicação empresarial

A empresa está sempre focada no reforço da sua identidade de marca, com públicos internos e externos criando opiniões que constroem a identidade.

Sendo assim, a satisfação de um colaborador com os empregados tem como referência o que acontece diariamente na empresa. Além disso, a forma como um consumidor enxerga determinada marca pode alterar até mesmo para o lado negativo – e uma experiência ruim já é o suficiente para que isso aconteça.

Por isso, entre os objetivos da comunicação empresarial, estão:

  • Deixar a imagem da empresa mais forte;
  • Ter objetivos voltados às metas;
  • Ter objetivos voltados ao lucro.

Tipos de comunicação empresarial

A comunicação empresarial é dividida em interna e externa. Veja:

Comunicação interna

A comunicação interna acontece dentro da empresa, entre colaboradores e gerentes, por exemplo, e não possui um intuito comercial. Seu foco é reforçar a cultura da organização e engajar a equipe em um mesmo objetivo, além de influenciar serviços, produtos e a imagem externa. 

Comunicação externa

A comunicação externa é a imagem da empresa enviada ao público de fora, podendo ser uma comunicação oficial, por meio de releases, ou por meio de relatórios anuais, por exemplo.

Esse tipo de comunicação também pode ser realizada de forma mais casual, por meio de posts em redes sociais, e até de forma mais comercial, com anúncios, sendo essencial em uma estratégia de gestão de crises. 

Dessa forma, comunicações internas e externas podem ser feitas de maneiras diferentes, que devem ser escolhidas de forma estratégica, utilizando meios verbais e visuais.

Desafios da comunicação empresarial

A comunicação empresarial possui algumas barreiras que precisam ser pensadas e superadas para ser eficaz, como:

  • Desafios semânticos, por meio de linguagens que podem causar estranhamento;
  • Desafios psicológicos e pessoais, ligados à personalidade e sentimentos dos indivíduos;
  • Desafios físicos e geográficos, como distâncias e ruídos.

Conheça o Varejo & Consumo

Agora que você já conhece mais detalhes sobre a comunicação empresarial, aprofunde os seus conhecimentos com o Varejo & Consumo, um divulgador de notícias sobre o mercado. Navegue pelo site e aproveite para publicar release com a nossa empresa!

Contribua para um mercado mais bem informado: compartilhe este artigo!