Número de carros convertidos para GNV aumenta no 1º semestre de 2022
Em 2022, o estado do Rio de Janeiro registrou mais da metade do quantitativo de automóveis convertidos
A quantidade de conversões de automóveis para Gás Natural Veicular (GNV) avançou no primeiro semestre, pelo segundo ano seguido, segundo o Ministério da Infraestrutura, em levantamento disponibilizado pelo portal CNN. A quantidade de veículos que migrou para GNV aumentou 6,54% entre janeiro e junho de 2022 em relação ao mesmo período de 2021. Neste ano, as alterações chegaram a mais de 500 mil carros. Na comparação com o primeiro semestre de 2020, o crescimento é de 56,7% em 2022. O estado do Rio de Janeiro representa mais da metade do quantitativo de automóveis convertidos neste ano. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), mais de 1,6 milhão de veículos com GNV circulam no país.
Para especialistas consultados pela CNN, o combustível recebe mais adeptos, em razão das vantagens econômicas. O diretor da Associação Nacional dos Organismos de Inspeção (Angis) ressalta que o gás se revela mais vantajoso em comparação com a gasolina. “Em média, cada quilômetro fica 35% mais barato. Se você considerar um entregador, motorista de aplicativo, taxista, que roda de 200 a 250 quilômetros por dia, a economia pode chegar a 50%”, afirma.
A segurança é um ponto essencial no momento de o condutor optar pela conversão do veículo para o GNV. O diretor comenta que certos protocolos necessitam ser seguidos pelos usuários. “Não há registro de acidentes quando há o cumprimento das regras. Quando acontece algum caso de explosão, sabemos que há algo fora das medidas de segurança”, salienta.
Brasil deve contar com 950 mil carros elétricos e híbridos em 2030
Ainda sobre automóveis, incluindo carros seminovos baratos, por exemplo, segundo a Bright Consulting, pelo portal Terra, o Brasil deve ter 950 mil carros elétricos e híbridos em 2030. “Se as vendas de veículos híbridos plug-in se mantiverem crescentes e a de veículos elétricos dobrarem até 2025 e crescerem 50% até 2030, a frota destes veículos atingirá 950 mil unidades em 2030”, explica o CEO da Bright Consulting.
Veja também: Vendas de carros elétricos no Brasil aumentaram em 2022
“Esses veículos eletrificados e carentes de carregamento dependerão de uma rede de abastecimento ao redor de 160 mil carregadores e um investimento da ordem de US$ 3,4 bilhões. Na verdade, precisamos encontrar soluções para os 57 milhões de veículos não eletrificados de uma frota antiga e mal cuidada que roda todos os dias no Brasil”, completa. Conforme a Bright Consulting, veículos a combustão permanecerão dominantes no mundo por muito tempo.
Confira também: Faixas que pode ultrapassar | Recorrer multa por ultrapassagem