Você sabe como fazer um título chamativo?

Mulher contente, pois entrou ideias para títulos e aprendeu a fazer um título chamativo

O título é uma das estruturas mais importantes de um texto e merece ter atenção ao ser elaborado.

Ele serve como uma porta de entrada do leitor para determinado conteúdo, já que é o elemento de maior destaque dentro do texto.

Então, é essencial ter boas ideias de títulos!

Vale lembrar que, ao realizar uma busca em mecanismos de pesquisa, é o título que aparece nas buscas orgânicas. 

Qual é a importância de um bom título?

O título torna claro aquilo que será tratado no texto.

Caso não seja atrativo, o leitor pode decidir não ler o conteúdo. 

Dessa forma, o contrário também acontece: com títulos que despertam o interesse e a curiosidade do leitor, as chances do texto ser lido são muito maiores. 

Isso gera atração, engajamento, construção de relacionamento, uma possível conversão e fidelização.

Saiba mais: O que é intertítulo e como utilizá-lo de maneira eficiente? | Texto opinativo

Transforme seus textos com ideias de títulos irresistíveis

Quando se trata de criar um conteúdo envolvente, uma das melhores estratégias é começar com ideias de título que realmente capturem a atenção do seu público. A escolha do título certo pode fazer toda a diferença no sucesso do seu texto, pois ele é a primeira impressão que o leitor terá do seu conteúdo. Para garantir que seus títulos sejam eficazes, considere incorporar elementos que despertam curiosidade e urgência. Perguntas provocativas, verbos no presente e números impactantes são apenas algumas das técnicas que você pode usar para aprimorar suas ideias de título. Além disso, títulos que prometem soluções ou revelam informações valiosas atraem leitores em potencial e incentivam a leitura imediata.

Como fazer um título chamativo para meu conteúdo

Para ter boas ideias de títulos para o seu conteúdo, separamos algumas dicas que com certeza vão te ajudar.

Continue a leitura e confira! 

Utilize perguntas

Faça perguntas, mas as responda!

Pense em questionamentos que o seu público poderia fazer. 

Lembre-se de que as pessoas fazem perguntas para os mecanismos de busca.

Seja objetivo e direto

Invista em títulos objetivos e diretos!

Além disso, títulos com verbos possuem mais força.

Alguns exemplos interessantes para serem usados são:

  • “Dicas de como usar…”
  • “Confira como fazer…”
  • “Os dez erros mais comuns…”
  • “Todos os detalhes a respeito…”

Tenha um senso de urgência

Se você não criar um senso de urgência em seus títulos, pode ser que os leitores salvem o conteúdo para ler depois e nunca mais retornem a ele.

O importante é fazer com que o seu leitor consuma o conteúdo no momento. 

O senso de urgência faz com que uma notícia tenha um impacto de relevância.

Atice a curiosidade do leitor

Boas ideias de títulos atiçam a curiosidade do leitor.

Para isso, invista em títulos controversos e provocadores para que mais cliques sejam atraídos. 

Use números se possível 

Os números chamam a atenção do leitor. 

Além disso, eles deixam a informação ainda mais precisa e podem fazer com que a leitura fique mais fácil.

Antecipe uma explicação

Títulos com caráter educativo se tornam úteis para quem está lendo.

Ao invés disso, também podemos usar uma pergunta para mostrar um problema e, logo após, demonstrar uma solução.

Use verbos no título

Essa dica vale, principalmente, para textos de caráter jornalístico seguindo uma estrutura de reportagem.

Nesse tipo de conteúdo, a presença de verbos no título não é uma regra, mas eles passam a sensação de urgência que comentamos.

Além disso, ainda dão a impressão de que o fato é atual, com um tema relevante. 

Evite usar verbos no passado. Verbos no presente corroboram para essa sensação de urgência e de atualidade do fato. 

Conheça o Varejo & Consumo

Agora que você já está por dentro de algumas dicas e ideias para títulos , conheça também o Varejo & Consumo, um portal de notícias com diversas informações relevantes.

Fique por dentro: Agregador de notícias

Fale conosco e faça um orçamento!

Confira também: Modelos de release