Vendas no varejo brasileiro cresceram 5,9% em junho ante ano anterior

Varejo

Com o fim das medidas restritivas no comércio físico, setor vê números aumentarem e projeta segundo semestre melhor do que o primeiro em 2022

Em um ano, o varejo brasileiro viu suas vendas aumentarem. É o que diz um estudo da Cielo, empresa especializada em meios de pagamento, que revelou que o setor teve um crescimento de 5,9% em relação ao mesmo período de 2021, sem considerar a inflação.

Apesar da recuperação registrada no sexto mês do ano, vale lembrar que o país ainda enfrentava restrições no comércio nessa mesma época do calendário devido à pandemia de Covid-19. De todo modo, o setor varejista comemora assim o oitavo mês de alta nas vendas. Outro dado relevante divulgado pela Cielo é que o impacto de operações no feriado de Corpus Christi em 2022 foi maior do que um ano atrás.

Em termos nominais, que espelham a receita obtida entre um período e outro, o crescimento foi de 22,9%, enquanto a operação deflacionada apresentou o aumento de quase 6% citado na pesquisa. De acordo com especialistas, os resultados são reflexo da reabertura das lojas físicas, mas os números ainda estão abaixo do patamar pré-crise, em 2019.

Dentre os segmentos que se sobressaíram no intervalo analisado, estão os macrossetores de Serviços, em especial Turismo & Transporte e Bares & Restaurantes, e de Bens Não Duráveis, com destaque para os postos de combustíveis. Por outro lado, o macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis sofreu uma queda, puxado principalmente pela categoria de Materiais de Construção.

Ainda segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) deflacionado, todas as regiões do Brasil registraram alta na comparação entre os meses de junho de 2021 e de 2022. O maior salto aconteceu no Norte do país (+11,8%), seguido do Sul (+9,6%), Nordeste (+7,3%), Centro-Oeste (+5,3%) e Sudeste (+4,0%).

Em um paralelo mais amplo, o primeiro semestre deste ano viu as vendas do comércio varejista aumentarem em 9,7% ante os seis primeiros meses de 2021, descontada a inflação. Em termos nominais, o avanço obtido entre um período e outro foi de 24,8%.

Varejo prevê crescimento de até 12% em vendas no segundo semestre

Já em relação ao segundo semestre de 2022, a expectativa do varejo é que as vendas aumentem ainda mais, chegando à faixa dos 12% de crescimento na comparação com os primeiros seis meses do ano. Os números foram levantados pela Associação Brasileira do Varejo (ABV), que, apesar de otimista, considera os valores ainda baixos diante do fim das restrições da pandemia e das festas de verão.

A projeção inclui não apenas as datas comemorativas que tradicionalmente aquecem o setor nessa época do ano, como também a realização da Copa do Mundo de futebol – que dessa vez será realizada entre novembro e dezembro, e não em junho, devido às condições climáticas do Catar, país sede dessa edição do torneio.

O megaevento também deve agitar as vendas on-line, e a otimização de sites poderá ser um serviço fundamental para e-commerces que quiserem aproveitar o momento para aumentar suas vendas. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), é estimado um faturamento de R$ 91,5 bilhões até o fim do ano no e-commerce nacional, o que faria o setor atingir R$ 165 bilhões dos R$ 169,6 bilhões previstos para 2022.

Com a realização da Copa, os resultados podem ultrapassar as expectativas iniciais e chegar na casa dos R$ 170 bilhões graças ao possível aumento na procura por artigos esportivos e eletrônicos. Isso sem contar a Black Friday, que deverá acontecer durante a competição.

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