Entenda o que é clipping jornalístico e veja sua importância
O processo de pesquisar e arquivar materiais que saem na mídia sobre um determinado assunto de interesse é chamado de clipping. De origem no inglês, o termo significa “recorte”. Ele se popularizou ao redor do mundo porque, inicialmente, limitava-se ao ato de recortar trechos de matérias que citavam certo tema ou marca em jornais e arquivá-los em pastas.
Hoje, a clipagem – versão aportuguesada do clipping – tornou-se uma importante ferramenta para agências que trabalham no atendimento a marcas ou figuras públicas e que, por isso, precisam fazer o monitoramento e análise de seus resultados na mídia. Mas você sabe o que é clipping jornalístico, como fazê-lo e qual é a sua relevância? Confira tudo isso neste post!
O que é clipping jornalístico?
O clipping jornalístico consiste no monitoramento de mídia on-line e offline em busca de conteúdos que citem determinado tema (geralmente uma marca ou pessoa pública que é assessorada por agência de comunicação). Esses conteúdos podem estar em sites de notícias, blogs, redes sociais, jornais impressos, revistas, rádio, televisão, entre outros veículos.
Todos os materiais de interesse encontrados nessa busca são armazenados e analisados tanto em quantidade como em conteúdo. Afinal, nem sempre a citação de um assunto na mídia tem significado positivo – por isso a importância do estudo qualitativo.
Além de identificar e coletar essas informações, o clipping jornalístico também permite uma análise detalhada do impacto e da repercussão das notícias sobre o tema monitorado. Essa análise inclui a avaliação do tom das matérias, o alcance das publicações e a relevância das fontes. Com base nesses dados, é possível elaborar relatórios que auxiliam na tomada de decisões estratégicas para a gestão da imagem pública, o planejamento de campanhas e a definição de ações corretivas. Assim, o clipping jornalístico se torna uma ferramenta essencial para entender e influenciar a percepção pública e para otimizar a comunicação e a estratégia de relacionamento com a mídia.
Qual é a importância do clipping jornalístico?
Hoje, a clipagem assume um papel estratégico na análise da imagem de uma marca na mídia. Com a pesquisa de performance da própria empresa e de concorrentes, é possível entender como ela é vista pela imprensa, gerenciar a reputação da marca, analisar os sentimentos despertados por ela e, ainda, antecipar e evitar possíveis crises.
Não há como atuar em assessoria de comunicação sem realizar um bom clipping jornalístico de seu cliente. É a partir desse processo que, além do monitoramento de mercado, pode ser feito todo o alinhamento de estratégias de Marketing e comunicação do negócio, além de funcionar como um portfólio de resultados alcançados pela equipe. Para que a clipagem traga todos esses benefícios à empresa, é fundamental que ela seja muito bem-estruturada – e aqui está o maior desafio.
Como fazer o clipping?
Na hora de planejar o clipping do seu cliente, organize-se em etapas. Isso facilita o processo e também favorece a criação de relatórios posteriormente. Veja os passos que devem ser seguidos:
Defina seu objetivo
Pense naquilo que você deseja com esse clipping. Analisar as citações ao seu cliente? Algum produto lançado por ele ou pelo concorrente? Com isso definido, fica mais fácil saber quais caminhos seguir.
Escolha as palavras-chave
A partir do objetivo definido, escolha as palavras-chave que devem ser buscadas, pensando nos termos que são relevantes dentro do contexto. Alguns exemplos de palavras-chave são: nome da marca, do produto lançado, da figura pública e da empresa concorrente.
Faça a busca
É hora de buscar os resultados desejados na mídia. Assim, considere os canais on-line e offline e não se esqueça das redes sociais, onde muita informação é criada nos dias de hoje. A tecnologia está do nosso lado, e ferramentas como o Google Alerts podem ajudar, avisando por e-mail sempre que uma matéria com determinada palavra-chave for publicada.
O bom relacionamento com jornalistas também é essencial, pois muitas vezes eles mesmos compartilham o link da reportagem assim que ela está no ar. Além disso, considere a contratação de clipadoras, empresas focadas nesse tipo de serviço e que otimizam o processo.
Analise os resultados
De nada adianta levantar informações e estatísticas se elas não forem muito bem-analisadas depois, de acordo com as metas traçadas no início. Para isso, use e abuse das tabelas e elabore relatórios de apresentação.
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