6 estratégias para aumentar as vendas no e-commerce

Desde o seu surgimento, o e-commerce vem se mostrando como uma alternativa de compras inovadora, proporcionando maior comodidade e praticidade. Com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, isso se tornou ainda mais evidente, já que tanto os consumidores quanto os comércios aumentaram significativamente sua presença virtual. 

Por isso, investir no e-commerce é fundamental para aumentar as vendas, sobretudo neste cenário pandêmico, no qual o consumidor se sente muito mais seguro ao realizar compras de forma virtual. 

Agilidade, melhores preços e condições de pagamento são outros fatores que fazem com que a preferência pelas compras on-line seja maior. De acordo com levantamento realizado pelo NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem realizar compras virtuais do que comprar em lojas físicas.

Boas estratégias para vender mais

Para mergulhar no mundo do e-commerce e conquistar mais clientes, é essencial adotar estratégias de qualidade. Separamos seis dicas que te ajudarão a alcançar o sucesso no meio digital e, portanto, aumentar as suas vendas.

Leia também: Guia de e-commerce completo e definitivo de 2021: O que é e-commerce?

1- Cuide do relacionamento com seus consumidores

Muitas pessoas acham que o relacionamento estabelecido com os clientes não influencia diretamente nas vendas. Na verdade, as vendas são consequências de um bom vínculo firmado entre a marca e os seus consumidores.

No caso do comércio eletrônico, esse relacionamento pode ser desenvolvido e fortalecido de diversas maneiras: posts em redes sociais contendo CTAs, e-mail marketing, canal no YouTube, conteúdo para blog, entre outras inúmeras formas.

2- Invista em Marketing Digital

Com objetivo de marcar a sua presença virtualmente, é imprescindível contar com o Marketing Digital, que será responsável pela divulgação do seu e-commerce.

Ao utilizar as estratégias de Marketing Digital, voltando a atenção para pilares que sustentam qualquer negócio virtual, como engajamento, tráfego e conversão, é possível aparecer entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca, conquistar autoridade e, é claro, ganhar destaque on-line.

Assim, Marketing Digital e sucesso do e-commerce andam de mãos dadas. 

3- Use marketplaces

Os marketplaces funcionam como shoppings virtuais, sendo sites que reúnem diferentes lojistas, abrindo espaço para que diversas marcas possam apresentar os seus produtos para um grande público.

Com isso, trata-se de uma ótima oportunidade para garantir maior visibilidade. Nos marketplaces, você poderá destacar os seus produtos e convidar mais clientes para o seu comércio virtual.

4- Volte a atenção para o e-commerce de nicho

Diferentemente da estratégia que considera ser necessário vender para todo mundo, o e-commerce de nicho direciona as suas vendas para parcelas específicas de clientes, também chamadas de nichos de mercado.

Essa estratégia é capaz de gerar um maior potencial de vendas, visto que elas são voltadas a um público seleto, respondendo às necessidades específicas dos consumidores.

5- Não deixe de investir na qualidade

Apesar de ser um princípio básico, muitos não investem o necessário em fatores que influenciam na qualidade do negócio. Para isso, é importante cuidar do layout da sua página e proporcionar uma boa navegabilidade. 

De forma a garantir que o seu site seja responsivo, é preciso priorizar a experiência do seu consumidor, o que pode ser realizado por meio do UX Design. Com esse conjunto de técnicas, é possível assegurar que a sua página poderá ser acessada em diferentes dispositivos, fazendo com que ela funcione da melhor forma.

6- Acompanhe as principais tendências do e-commerce

O mercado se transforma constantemente. Para garantir boas ideias ao seu negócio virtual, é importante estar atualizado sobre as últimas novidades que envolvem o universo do comércio digital. 

No Varejo & Consumo, portal de notícias focado em e-commerce, você poderá acompanhar todos os conteúdos sobre as mais diversas movimentações do mercado. Confira nosso site e fique por dentro de todas as tendências de consumo!