5 tendências para o varejo e consumo no Brasil em 2021

consumo brasil

Após mais de um ano de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, observamos transformações sociais significativas que repercutiram em hábitos de consumo no Brasil, um dos países mais afetados pela atual crise sanitária e econômica. 

Dessa forma, o varejo precisou se adaptar aos novos hábitos de consumo dos brasileiros, passando por transformações que já estão se firmando como tendência até mesmo para o futuro pós-pandemia. 

Com objetivo de acompanhar essas tendências, os lojistas têm se reinventado cada vez mais, o que reflete em maiores mudanças no consumo e no varejo, e buscam constantemente se adequar às novas necessidades e expectativas do público. 

A seguir, descubra 5 tendências para o varejo e consumo no Brasil em 2021.

1. E-commerce 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ebit | Nielsen, o e-commerce passou por um crescimento de 47% no primeiro semestre de 2020. Isso confirma o destaque das vendas digitais, que se tornaram ainda mais presentes durante o isolamento social, período no qual passamos a maior parte do nosso tempo on-line.

O aumento do consumo on-line e, portanto, do e-commerce é uma tendência que veio para ficar. Nesse modelo, muitas pessoas se sentem mais seguras, além de contarem com a maior possibilidade de encontrar produtos a preços acessíveis e rapidez na hora de realizar as compras.

2. Consumo consciente

Como observamos, o aumento do número de compras pela internet foi significativo. Dessa forma, por ser uma prática rápida e simples, muitos consumidores passaram a ter mais cautela na hora de comprar, economizando mais e gastando apenas com o necessário.

Essa cautela também ultrapassa questões econômicas, englobando a esfera ambiental: o consumo no Brasil passou a ser mais consciente e sustentável.

3. Delivery

As saídas para fazer refeições se tornaram um dos principais hábitos de consumo abandonados pelos brasileiros. Assim, devido à praticidade em não precisar sair de casa, o delivery promete ser uma das tendências do consumo e varejo mais fortes deste ano.

Ainda segundo a pesquisa da Ebit | Nielsen, citada anteriormente, 72% dos brasileiros começaram a usar ou já estão utilizando mais aplicativos de delivery, o que mostra como esse formato é amplamente consumido no Brasil.

4. Pix 

Lançado em outubro de 2020, o Sistema de Pagamentos Instantâneo do Banco Central (Pix) surgiu como uma forte oportunidade para o varejo durante e após a pandemia. No e-commerce, esse método é responsável por otimizar os processos de pagamento, sendo simples e com rápida confirmação das transações. 

O varejo físico também poderá ser beneficiado com a chegada do Pix, oferecendo uma forma de pagamento que evita a ocorrência de atritos no caixa.

5. Marketing Holístico

Outra tendência que deverá marcar o varejo no Brasil é a adoção de estratégias de Marketing Holístico, modalidade que tem como foco apresentar aos consumidores como ocorrem os processos internos da empresa, oferecendo maior transparência e estreitando o relacionamento com o público. 

Isso porque os consumidores querem mais do que apenas comprar um produto ou serviço, querem também compreender quais são os posicionamentos das marcas em relação às questões sociais e como elas lidam com seus colaboradores. 

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