Cintas da Polifitema auxiliam no processo de conteinerização no Brasil

Cintas utilizadas na conteinerização

Há mais de 60 anos, o processo de conteinerização se expande no Brasil, tornando-se a principal forma de exportação e importação de produtos

 O processo de conteinerização, em conceito, é simples. Envolve mover cargas pesadas e/ou em grande quantidade, em navios, trens e caminhões. Na prática, é preciso uma rede logística que auxilie em todas as etapas, visando promover segurança e mitigar riscos. Hoje, os contêineres são fundamentais à economia de escala, permitindo o deslocamento de carga fracionada e o transporte em longas distâncias a um custo baixo.

Transporte marítimo com contêineres é principal via de exportação de produtos do Brasil

No ano de 2019, 80% do valor total e 96% do volume exportado pelo Brasil foram feitos pelo transporte marítimo, sendo a conteinerização responsável por 10,6% do total, em toneladas, das cargas movimentadas nos portos e terminais. Os dados foram citados na tese de pós-graduação intitulada “Estudo geográfico sobre os terminais de contêineres no Brasil”, de 2021.

Os números indicam para o quanto as instalações portuárias e o processo de conteinerização são importantes para a economia do país. Nas exportações brasileiras, há a predominância de produtos considerados commodities. Os que mais se destacaram, em 2019, são: a soja, os óleos brutos de petróleo, os minérios de ferro e seus concentrados, o milho em grão e as pastas químicas de madeira (à soda ou ao sulfato).

Polifitema fornece cintas para uma conteinerização segura há mais de 30 anos

Há cerca de 60 anos, o navio porta-contêineres revolucionou o transporte marítimo, permitindo diversas possibilidades de comércio e exportação de cargas no Brasil e no mundo. Hoje, a conteinerização é amplamente utilizada e ideal para diferentes tipos de carga, mas é preciso utilizar os devidos equipamentos de segurança, conforme padrões internacionais.

A Polifitema, empresa do ramo de equipamentos e cintas para amarração, movimentação e conteinerização de cargas, fornece cintas conforme as Normas Brasileiras Regulamentadoras, há 30 anos, todas com o fator de segurança indicado. Conforme a Polifitema, há alguns modelos usados recorrentemente no processo de conteinerização.

A sling com fator de segurança 7:1 é uma cinta fabricada pela Polifitema conforme determinações contidas nas Normas Brasileiras Regulamentadoras (15637-1). Trata-se de uma peça com olhais nas extremidades e que suporta até 7 vezes o peso máximo de utilização. Além de ser de fácil manuseio, a capacidade máxima pode ser identificada pela cor.

Outra cinta igualmente importante é a Super Poli Cinta, um produto que possibilita a amarração de cargas para conteinerização de alta tenacidade. Fabricada de filamentos de poliéster e envolvida por uma camada plástica, essa cinta se adéqua perfeitamente ao modal marítimo, podendo ser usada na amarração direta, em racks ou pallets. É uma solução segura e econômica para o processo de conteinerização.

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