IA ajuda a criar novos negócios e impulsiona o mercado de serviços e produtos

Atualmente, uma das formas de utilizar a inteligência artificial (IA) é aproveitar essa tecnologia na criação de novos negócios
Softwares como o ChatGPT e outras ferramentas com IA podem ser utilizados para a fase inicial de construção e ideação do negócio. Como exemplo, por meio da IA o empreendedor pode avaliar quantidades significativas de dados de mercado de uma forma muito mais fácil e rápida do que se tivesse que o fazer manualmente.
Essa tecnologia também pode ser utilizada na criação de modelos preditivos que auxiliem o empreendedor a ter uma previsão se o negócio pode ou não ter sucesso.
Além disso, a IA ainda pode ser uma solução para criar novas ideias entre as equipes criativas de uma startup, tendo como base insights e dados de relevância para o negócio.
Sendo assim, essa tecnologia tem muito potencial nos primeiros passos de um negócio e pode servir como um pontapé inicial para quem está inseguro.
Conheça alguns métodos de marketing digital para aumentar as vendas do seu negócio
Conforme trecho de entrevista ao talk show Trilha da Inovação, veiculado no portal InfoMoney, a Presidente da Abstartups, Associação Brasileira de Startups, diz que é importante tirar as ideias do papel e começar a executá-las: “Eu costumo dizer que você tem que começar, começa com qualquer coisa”.
Ela complementa: “Eu vejo muitos empreendedores que têm muita dificuldade em começar. Eu vejo pessoas que querem deixar o projeto perfeito e é um erro muito grave isso, porque o projeto nunca vai estar perfeito. Ninguém espera perfeição para utilizar o projeto, porque quem vai dizer se o projeto é bom ou não é o cliente, e o mercado só vai ter acesso quando tiver contato com a solução”.
Depois de criado o negócio com a ajuda da IA e ultrapassada a fase de experimentação inicial, o negócio pode começar a se firmar no mercado e a se expandir com o auxílio das estratégias certas de divulgação, principalmente por meio do marketing digital e de um divulgador de notícias.
IA no mercado de serviços e produtos
A inteligência artificial não tem contribuição apenas na criação de negócios, uma vez que também pode ser utilizada por empresas que já existem – principalmente no setor varejista.
Com a IA sem código, as interfaces ficam muito mais fáceis de arrastar e soltar, possibilitando que qualquer empresa consiga usufruir de suas habilidades para desenvolver serviços e produtos melhores e mais inteligentes. É o que afirma como tendência o portal Forbes.
Segundo o portal, isso já está acontecendo no setor varejista, e um dos exemplos é a Stitch Fix, que já utiliza algoritmos habilitados para inteligência artificial para fazer a recomendação de itens de vestuários aos clientes, com a devida correspondência de numeração e gosto.
Confira também: Franquia barata | Divulgador de links