Fique por dentro do futuro do metaverso

futuro do metaverso

O metaverso é um ambiente virtual, compartilhado e imersivo, que reproduz a realidade. Esse espaço permite a interação entre usuários por meio de avatares. O metaverso é similar à dinâmica encontrada em jogos, como The Sims e Second Life, com a diferença de que, nele, você controla um avatar por meio de tecnologias, como realidades virtual/aumentada e robótica.

Por ser um projeto ousado, tem chamado muito a atenção das pessoas que desejam saber como será o futuro do metaverso. Se esse é o seu caso, confira o conteúdo!

Origem do metaverso

Apesar de ser considerado o futuro da internet, a concepção de um metaverso já existe há algum tempo. A primeira menção a esse ambiente virtual ocorreu em 1992, no romance de ficção científicaSnow Crash“, do escritor norte-americano Neal Stephenson, que narra a história de personagens que recorrem ao metaverso para fugir de uma realidade distópica. O autor uniu as palavras “meta” (indicação do que transcende, vai além) e “universo”, como uma forma de representar por meio de uma palavra essa realidade paralela à realidade.

O conceito ressurge em 2003, com o jogo Second Life, e ganha destaque novamente em 2021, quando Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook mudaria de nome para Meta, visto que o novo foco da companhia é criar o metaverso.

Esse reaparecimento está relacionado ao avanço tecnológico dos últimos tempos, pois, para viabilizar uma experiência de completa imersão em um espaço virtual, é preciso contar com tecnologias que, em 2003, não haviam sido criadas ou difundidas.

Futuro do metaverso

Falar sobre o futuro do metaverso é um desafio, porque ainda é um projeto em fase inicial. Muito se especula sobre esse ambiente virtual nos planos das grandes empresas de tecnologia, principalmente aquelas que estabelecem o que é a internet. Sendo assim, o futuro da web ainda está em disputa, e qualquer afirmação nada mais é do que pura suposição com base nas declarações das companhias que têm o objetivo de criar o metaverso.

Como mencionado antes, o metaverso é considerado o futuro da internet, de modo que muitas pessoas se questionam se ele irá substituí-la. Segundo a maioria dos executivos do ramo da tecnologia, o metaverso está sendo planejado para ser uma espécie de complemento à internet que conhecemos hoje. Mas nada impede que, com o passar do tempo, substitua a internet convencional.

Um importante fator que determinará como será o metaverso é se as companhias de tecnologia estarão dispostas a projetarem plataformas intercambiáveis e compatíveis, sem oferecer restrições às aplicações das empresas concorrentes. Se isso não for feito, não será possível projetar o metaverso da forma como é planejado atualmente. No máximo, será possível que cada empresa crie seu próprio metaverso, sem que esteja conectado aos demais.

Outros fatores importantes que impactarão o futuro do metaverso são os riscos de violação de privacidade e de golpes, visto que, se esse espaço virtual não for regulamentado e seguramente projetado, poderá ser explorado por criminosos para roubar dinheiro, criptomoedas, NTFs e dados pessoais.

Mais um fator que pode afetar o metaverso é a possibilidade de ser responsável pelo aumento de problemas de ordem psicológica na sociedade, uma vez que permite que as pessoas criem avatares com características que seguem um padrão de beleza inexistente e projetem uma “vida perfeita” para fugir da realidade, assim como narrado no livro que deu origem à concepção de metaverso.

Conheça o Varejo & Consumo

O Varejo & Consumo é um portal de notícias sobre negócios, mercado e tendências de consumo, que visa informar seu público para oferecer poderosos insights. Agora que você já sabe sobre o futuro do metaverso, confira outras matérias e publique um release em nossa página.

Confira também: App para descobrir se comprou seguidores | Intercâmbio voluntário