Intercâmbio voluntário: viaje o mundo de forma barata
Já pensou em fazer um intercâmbio voluntário? Ainda não?
Então, imagina só: explorar novas terras, adquirir vivências incríveis, conviver com a comunidade local, aprimorar seu domínio em línguas estrangeiras e ainda deixar um impacto positivo no mundo.
Demais, né?
Tudo isso e muito mais você encontra nessa modalidade de viagem que tem ganhado cada vez mais adeptos. Afinal, trata-se, basicamente, de uma possibilidade de viver novas experiências oferecendo, em troca, seu tempo e suas habilidades para a realização de trabalhos sociais em outros países.
Por isso, se você quer fugir do comum ou se identifica com esse tipo de proposta, saiba que ela é ideal para quem está buscando crescimento pessoal por meio de uma experiência transformadora.
Gostou? Então vamos juntos desvendar esse processo e descobrir onde encontrar oportunidades para embarcar nessa jornada. Continue a leitura e já vá preparando a sua mochila para embarcar.
O que é um intercâmbio voluntário?
Como o próprio nome sugere, esse tipo de intercâmbio social, educacional ou ambiental é uma forma de realizar um trabalho voluntário em qualquer outro continente do mundo.
É, portanto, a oportunidade perfeita para mergulhar em novas culturas, apoiar causas sociais significativas e crescer pessoalmente, já que, em vez de ser apenas um turista, você se tornará parte ativa de uma comunidade, expandindo seus horizontes e fazendo conexões profundas.
Como fazer um intercâmbio voluntário?
Fazer um intercâmbio voluntário é mais fácil do que você imagina.
Hoje, existem diversas organizações, empresas e programas que facilitam essa experiência. Mas o primeiro passo é pesquisar e encontrar algo que seja compatível com seus interesses e valores.
E se a grana estiver curta, não tem problema. Existe uma série de países baratos para viajar que, com certeza, vão te oferecer oportunidades sociais incríveis, transformadoras e enriquecedoras.
Depois de escolher, é só se inscrever, passar pelo processo de seleção e se preparar para a aventura! Mas lembre-se de considerar questões como visto, seguro de viagem e outros custos envolvidos.
Ainda precisa de ajuda?
Então confira algumas empresas que podem te apoiar nesse processo:
Work Away
O Work Away é uma plataforma mundialmente conhecida por facilitar a conexão entre voluntários e projetos de todos os cantos do mundo. O diferencial deste site é que você se cadastra por conta própria, explora as oportunidades que mais lhe interessam e negocia diretamente com o anfitrião.
Mas, atenção: o Work Away não cuida de nenhum detalhe logístico da sua viagem. Isso significa que você será responsável por comprar, organizar ou negociar com o anfitrião questões que envolvem passagens, alimentação e alojamento. O site simplesmente conecta você a um projeto específico.
Com uma gama diversificada de ofertas, a plataforma permite atuar em hostels, ONGs e muito mais.
WWOOF: World Wide Opportunities on Organic Farms
O WWOOF é ideal para quem quer atuar com animais e produção de alimentos orgânicos.
A única desvantagem é que não há uma plataforma unificada para o projeto em todo o mundo.
Isso significa que, dependendo do seu país de interesse, você precisará visitar o site específico da região, se cadastrar individualmente e buscar os projetos disponíveis. E, assim como acontece na Work Away, no WWOOF, você precisará negociar sua estadia diretamente com o anfitrião.
Exchange do Bem
O funcionamento desse site é um pouco diferente das plataformas anteriores.
Aqui, você seleciona e contrata um plano específico de intercâmbio voluntário, e uma equipe dedicada oferece suporte completo, orientando sobre as oportunidades disponíveis.
Geralmente, esses planos já incluem aspectos como acomodação, detalhes sobre as atividades a serem realizadas, informações sobre o projeto em si, alimentação e muito mais. As passagens aéreas, porém, geralmente não estão inclusas nos planos, mas é possível negociá-las com eles.
Volunteer Vacations
Como o próprio nome sugere, o Volunteer Vacations visa proporcionar experiências de intercâmbio voluntário durante as férias, oferecendo programas flexíveis que duram apenas algumas semanas.
Com presença em mais de 20 países, este projeto se destaca especialmente na África, com oportunidades que vão desde o ensino da língua até passagens por hospitais da região.
Qual é o perfil do intercâmbio voluntário?
Não existe um perfil único para quem faz intercâmbio voluntário. Ou seja, pessoas de todas as idades, formações e experiências podem se envolver nessa jornada.
O que importa é ter mente aberta, disposição para aprender e, é claro, um desejo genuíno de fazer a diferença. Por isso, se você está disposto a sair da sua zona de conforto, se conectar com novas culturas e contribuir para um mundo melhor, então esse intercâmbio é para você!
Onde fazer intercâmbio voluntário?
O mundo está repleto de oportunidades para intercâmbio voluntário, então a parte mais difícil será escolher por onde começar! Você pode optar por destinos exóticos, como países da África, da Ásia ou América Latina, ou então se aventurar em projetos mais próximos de casa.
Organizações internacionais, ONGs, instituições de ensino e até mesmo empresas oferecem programas de voluntariado em diversas áreas, desde educação e saúde até conservação ambiental.
O importante é encontrar algo que esteja alinhado com seus interesses e objetivos pessoais.
Acompanhe o Varejo & Consumo para conferir mais dicas de viagem, economia e turismo!
Leia também: Quais tipos de intercâmbio existem? Veja os 6 que mais chamam a atenção!