Entenda os impactos da tecnologia na tributação do varejo

Impactos da tecnologia na tributação do varejo

O varejo permanece sofrendo os reflexos da crise econômica brasileira, apesar da recuperação pós-pandemia de Covid-19.

Alguns pontos, como o retrocesso no poder de consumo, custos de operação mais caros, maior concorrência e carga tributária elevada são alguns dos fatores que deixam a retomada do setor mais complicada, além da inflação enfrentada pelo país.

Nesse sentido, é importante falar sobre uma grande aliada do varejo, a tecnologia, além de entender os seus impactos na tributação do varejo.

Sendo assim, continue a leitura do artigo para entender mais sobre o assunto.

Importância da tecnologia no varejo

A tecnologia no setor varejista pode ser importante por conta dos seguintes aspectos:

Maior produtividade

Procurar soluções que afetam positivamente a produtividade de empresas, sem afetar a qualidade do produto final, é essencial para o varejo.

Já existem soluções que ajudam na otimização dos canais de atendimento e autoatendimento de clientes, essencialmente para demandas pontuais.

Experiência do consumidor

O consumidor vem se tornando mais exigente, já que há um aumento de opções entre varejos, levando em conta o bom atendimento e a experiência.

Os consumidores, atualmente, fazem pesquisas por conta própria, analisando se a imagem do negócio está negativa.

Sendo assim, se preocupar com a experiência do consumidor é um grande diferencial para empresas que querem se manter competitivas no mercado. 

Impactos da tecnologia na tributação do varejo 

O varejo restrito, que movimenta mais de R$ 1 trilhão por ano, corresponde a, aproximadamente, 20% do PIB do país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

A partir dessa representatividade, um dos pontos, de acordo com os impactos da tecnologia na tributação do varejo, é que, apesar de um comércio ser de pequeno porte, a diversidade de itens que ele comercializa é enorme. Isso aponta um volume elevado de parametrizações fiscais, as quais variam, até mesmo, entre itens de uma categoria igual. 

Exemplos do impacto da tecnologia no varejo

Confira alguns exemplos práticos dos impactos da tecnologia no varejo:

Grande quantidade de compras no varejo digital

As compras via comércio eletrônico estão cada vez maiores, com datas proeminentes – como a Black Friday, por exemplo.

Em números, a quantidade de consumidores que aderem ao e-commerce vem se alargando, chegando a US$ 3,4 trilhões em 2020, segundo relatório da Activate Consulting.

A partir disso, e entre outros pontos, o varejo e a tecnologia estão juntos, evoluindo para resultados positivos.

E-commerce na China e varejo eletrônico nos Estados Unidos

A estimativa é de que o e-commerce chinês esteja evoluindo, anualmente, 22,5% nos últimos anos.

Além disso, segundo informações do Digital Commerce 360, os consumidores gastaram US$ 861,12 bilhões em compras digitais em 2020 – um aumento de 44%, sendo o maior crescimento anual do e-commerce dos EUA em duas décadas.

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