Qual a diferença entre necessidade, desejo e demanda?

Imagem de uma pessoa segurando sacolas de compra representando desejo, necessidade e demanda

Entender a diferença entre necessidade, desejo e demanda é fundamental para o marketing e o consumo.

Os consumidores possuem necessidade e desejos e buscam satisfazê-los com bens e serviços, quando estes possuem a demanda necessária para tal.

Siga a leitura para saber mais sobre esses conceitos! Vamos explorar alguns exemplos de desejo e necessidade e entender como eles podem influenciar nossas decisões de compras e comportamentos diários!

O que é necessidade

Podemos diferenciar necessidade, desejo e demanda por um fator simples: a necessidade não é criada, ela existe mesmo sem qualquer estímulo.

Quando falamos de necessidade, estamos nos referindo à privação de alguma satisfação básica humana, como alimento, segurança, sono, dentre outras.

Na década de 1950, o psicólogo norte-americano Abraham Maslow, criou um sistema para hierarquizar as necessidades humanas, em forma de pirâmide.

Essa pirâmide, conhecida como pirâmide de Maslow, é muito utilizada para explicar o comportamento do consumidor no marketing.

Pirâmide de Maslow

Como podemos ver, na base da pirâmide estão as primitivas necessidades fisiológicas; logo acima, a necessidade de segurança; na terceira posição, estão as necessidades sociais, seguida pela necessidade de autoestima e finalizando com a de autorrealização, no topo. Essa é a pirâmide de Maslow.

As necessidades de segurança incluem roupas, casa, saúde, seguro de vida e também o conforto com o que já é conhecido, de um lado mais psicológico.

As sociais envolvem a busca por afeto, convívio e aceitação, uma necessidade bastante explorada por campanhas publicitárias de cerveja, viagens e restaurantes.

A de autoestima representa a necessidade de aprovação, respeito e também status. Campanhas de automóveis utilizam bastante essa necessidade humana.

No topo, a autorrealização se refere à busca por crescimento interior, desenvolvimento pessoal e autoconhecimento.

Procuramos meios para satisfazer as necessidades mais ao topo da pirâmide, após as mais básicas estarem resolvidas.

A motivação do consumidor está intrinsecamente relacionada às suas necessidades, uma vez que consumir é uma forma de satisfazê-las.

Agora, o modo com que buscaremos satisfazer essas necessidades está associado ao desejo, como veremos a seguir.

O que é desejo

Para entender melhor o que é necessidade, desejo e demanda, é bom saber que desejo é aquilo que faz as pessoas ficarem “namorando” um produto na vitrine ou em um site.

O desejo também é a carência por alguma satisfação, mas que não necessariamente precisa ser fruto de alguma necessidade. Pode-se dizer que o desejo é uma “necessidade criada” por inúmeras motivações.

Fatores como cultura, religião, celebridades ou ídolos e, é claro, propagandas envolventes, podem criar desejos nos consumidores.

A principal diferença entre um desejo e uma necessidade é que esta, se não satisfeita, causa um grande desconforto psicológico ou até físico, se estivermos falando das que estão localizadas mais na base da pirâmide.

Exemplo: o indivíduo sente fome (necessidade), então, quer se alimentar no Restaurante Comida-Caríssima, que oferece guardanapos de folha de ouro (desejo).

O que determinara se esse indivíduo vai ou não limpar sua boca com guardanapos de ouro após o jantar é a sua demanda, como entenderemos na sequência.

O que é demanda

A demanda é a capacidade daquele consumidor de realizar seus desejos de consumo.

Está associada à intenção de compra, acompanhada do poder de aquisição.

Nosso produto tem demanda se o nosso público o necessita ou deseja e pode pagar por ele.

Continuando o exemplo anterior: o indivíduo, ao necessitar se alimentar, lembra-se de ter visto um story do Instagram sobre um restaurante que dispõe de guardanapos de folha de ouro, o que lhe criou um desejo. Ao entrar no restaurante, percebe que o prato mais barato de comida custa o mesmo que o aluguel do seu apartamento, e se dirige a outro estabelecimento.

Ou seja, o indivíduo não possuía demanda para isso, pois o restaurante é exclusivo para pessoas com alto poder aquisitivo.

Por esse motivo, é muito importante entender o perfil do público-alvo e sua demanda, ao precificar e divulgar os produtos. Não é vantajoso, de forma prática, suscitar o desejo em um público que não tem poder para consumi-lo.

Confira também: Veja o que é demanda e por que ela é importante

A diferença entre necessidade, desejo e demanda no comércio

Para entender definitivamente a diferença entre necessidade, desejo e demanda quando nos referimos a consumo, analise outro exemplo:

O indivíduo precisa se comunicar com sua família e colegas de trabalho (necessidade). Para isso, precisa de um smartphone capaz de rodar os aplicativos de comunicação que seus entes queridos utilizam. Ele deseja um aparelho que possua o máximo de memória de armazenamento possível e a disposição para investir é R$ 2.000 (demanda). Chega à loja e sai com um smartphone com 256 GB de memória, porém, com câmera e processador inferiores. 

Nesse caso, podemos notar que o fabricante percebeu que existe uma parcela do público que necessita de um smartphone e deseja mais memória em relação a outras características, o que faz com que com produza um aparelho excelente nesse quesito e com um preço mais acessível que os demais para suprir essa demanda.

O Varejo & Consumo é um agregador de notícias com matérias e releases sempre atualizadas sobre o mercado! Esteja por dentro das tendências. Navegue pelo nosso site!