Geração de leads e experiência do cliente são alguns dos principais desafios para o Marketing B2B em 2021

Marketing_B2B_em_2021

Marketing B2B

Pesquisas apontam que o digital pode ser um dos grandes aliados das empresas B2B durante 2021. Dentre os desafios mais esperados pelo setor, destacam-se a otimização de orçamento e a revisão de processos.

De acordo com o levantamento Tendências e Comportamento de Marketing em 2020, a execução de projetos será prioridade para profissionais de Marketing no próximo ano. Mais da metade dos entrevistados (56%) relataram sua preocupação com o tema. 

Questões como a realocação de orçamento e a mudança na abordagem de conteúdo vêm logo atrás, com 52% e 51%, respectivamente. 

A pesquisa foi realizada pelo LinkedIn, uma das maiores plataformas sociais voltadas para orientação profissional no mundo. Ao todo, foram ouvidos 300 profissionais de Marketing brasileiros. 

Para as empresas B2B, ou seja, aquelas que realizam negócios ou vendem produtos para outras empresas, a redução dos times é um dos desafios mais latentes, sendo relatado por 11% dos entrevistados. Enquanto isso, a falta de colaboração (9%) e o maior foco na tática (9%) também se mostram verdadeiros obstáculos.

Em média, 73% dos executivos de Marketing entrevistados apontam que os cortes de orçamento foram um grande empecilho durante o ano de 2020. As reduções no time e a redução do investimento em publicidade também se destacaram, com 58% e 53%, respectivamente. 

Apesar dos desafios, muitos profissionais se mostram otimistas quanto ao ano que está por vir. Mais da metade (55%) deles apontam que o trabalho em casa foi benéfico, assim como a transformação digital recorrente da pandemia (51%). 

Quais os pilares do Marketing voltado para empresas?

Empresas do ramo B2B precisam atentar-se para a geração de leads, enquanto acompanham de maneira cuidadosa todas as métricas relacionadas às estratégias aplicadas. 

Companhias do tipo também precisam estar constantemente preocupadas com o branding, ou seja, com a forma que seus clientes percebem o valor dos serviços oferecidos. 

Outro grande ponto a ser trabalhado por companhias que oferecem serviços ou produtos a outras empresas é a experiência do cliente. Cuidar desse aspecto é importante para aumentar a confiança nos serviços da empresa, além de garantir a felicidade do cliente. 

Nessa jornada, especialistas em Marketing aconselham que empresas utilizem ferramentas do Inbound Marketing para alcançar seus objetivos. 

B2B: como empresas podem usar o digital em suas estratégias? 

O mercado do Marketing tem mudado consideravelmente nos últimos anos e especialistas apontam o digital como mais do que apenas uma tendência, mas uma realidade para muitos setores. 

Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 97% dos consumidores buscam informações sobre os produtos que desejam comprar por meio da internet. 

Além disso, a grande maioria (69%) dos entrevistados entendem que a compra por meios digitais é mais cômoda. Dentre as ferramentas disponíveis para empresas que têm como objetivo vender mais em meios virtuais, podem-se destacar a mídia paga e o tráfego orgânico. 

Uma consultoria de SEO, por exemplo, pode ajudar as empresas que optam por não pagar anúncios. De acordo com Daniel Imamura, CEO da Consultoria Digital, um serviço como esse pode gerar “maior visibilidade à marca, ganho de autoridade no mercado, maiores chances de vendas e redução nos investimentos em anúncios”.

“Empresas que precisam de resultados imediatos devem investir em anúncios, ou seja, pagar para aparecer em destaque durante as pesquisas e navegação dos seus potenciais clientes”, continua o especialista. 

Por isso, empresas que desejam investir no digital podem precisar do auxílio de uma agência especialista em SEO, Inbound Marketing e outras estratégias, como a Consultoria Digital, por exemplo.

Confira também: Divulgador de links | Comportamento do cliente