Comércio eletrônico avança 12,6% e fatura R$ 39,6 bilhões no 1º trimestre

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Ao todo, ocorreram 89,7 milhões de compras digitais 

Segundo a Neotrust, pelo portal E-Commerce Brasil, o comércio eletrônico do país avançou 12,6% no primeiro trimestre deste ano, evidenciando um faturamento de R$ 39,6 bilhões. Também houve aumento na quantidade de pedidos, totalizando 89,7 milhões de compras digitais, um crescimento de 14% ante os três primeiros meses do ano passado. Um dos pontos altos desse levantamento é a difusão no uso do Pix como forma de pagamento no e-commerce, de 4,3% do faturamento total para 9,7%. Já os boletos reduziram 6,5 pontos percentuais. O cartão de crédito continua sendo o meio mais usado nas compras digitais durante os três primeiros meses deste ano, representando 82,6% do faturamento total.

“O consumidor vem preferindo utilizar o Pix ao invés do boleto bancário nas compras on-line, e um dos fatores que pode explicar esse crescimento é a praticidade nas transações, que podem ser feitas em qualquer dia e horário, por meio do celular pessoal do comprador, além de novas funcionalidades que possibilitam um pagamento mais facilitado, como o Pix Parcelado”, explica a Head de Inteligência da Neotrust. 

O número de clientes únicos (os que fizeram, ao menos, uma compra) também avançou. Mais de 23 milhões fizeram compras, ante os 23 milhões do mesmo período do ano passado; 16 milhões em 2020 e 13 milhões em 2019. “Apesar do constante crescimento, o que se percebe é a desaceleração de clientes únicos no e-commerce devido à retomada do varejo físico após a pandemia. Com isso, é esperado um avanço do comércio on-line de forma menos expressiva em relação aos anos anteriores”, finaliza Paulina Dias.

Grande parte dos brasileiros fez pelo menos uma compra pelo smartphone em abril

Ainda em relação às compras, como as de poltronas de amamentação, por exemplo, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil, pelo portal E-Commerce Brasil, as compras via smartphone continuam crescendo no país. A pesquisa mostra que 81% dos brasileiros com smartphone realizam, ao menos, uma compra por aplicativo ou site móvel em abril deste ano e 93% já compararam, pelo menos uma vez. Desse número, 83% afirmam que compram pelo celular, na ocasião, mais do que há seis meses e 23% compram mais uma vez por semana por meio de aplicativos. 

Além de aplicativos de compras e mensagens, também estão sendo usados os de comércio conversacional, tornando o WhatsApp e Instagram canais de vendas: 61% dos brasileiros com smartphones já realizaram compras pelo WhatsApp; 46%, pelo Instagram e 31%, pelo Messenger. O WhatsApp, inclusive, está no topo do ranking de m-commerces mais populares no país. Além dos apps dedicados a compras, os de mensagens também estão sendo usados para essa finalidade, por meio do chamado “comércio conversacional”. Muitas marcas estão transformando o WhatsApp e o Instagram em canais de vendas.

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