O que é comunicação integrada?

Comunicação integrada

Uma estratégia de comunicação integrada assegura que a mensagem central do negócio seja entregue universalmente através de diversos canais, não importando o meio, já que, a cada interação que o usuário tiver com a marca, os mesmos valores serão passados.

Percebe-se que as comunicações de marketing estão deixando suas mensagens alinhadas em todos os canais. E mesmo que as entregas sejam distintas, a mensagem é sólida. Isso faz com que se estabeleça uma integração de todas as ferramentas de marketing e abordagens sobre uma marca ou produto – o que aumenta o impacto na visão do usuário.

Assim, uma comunicação integrada eficiente utiliza maneiras inovadoras para assegurar que o cliente receba a mensagem correta, no lugar e hora certa. 

A seguir, entenda por que a comunicação integrada é importante e quais são seus componentes e tipos.

Importância da comunicação integrada

Adotar estratégias de comunicação integrada oferece várias vantagens, já que:

  • Auxilia na prevenção de ruídos e informações espalhadas;
  • Fortalece a imagem de uma marca frente ao seu público-alvo;
  • Impacta a visão de clientes sobre determinada empresa;
  • Reduz boatos no público interno;
  • Monta um posicionamento de marca sólido. 

Componentes da comunicação integrada

Em uma estratégia de comunicação integrada, todos os pontos da comunicação funcionam em conjunto para reforçar o posicionamento. Entre eles, podemos citar:

  • Comunicação interna;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Marketing;
  • Assessoria de imprensa;
  • Relações Públicas.

Tipos de comunicação integrada

Veja alguns tipos de comunicação integrada:

  • Relações Públicas: construção de relações positivas com diversos públicos da empresa;
  • Publicidade: atividades de promoção da empresa, produtos e serviços, a partir da criação de notícias e fatos midiáticos;
  • Propaganda: apresentação de produto e serviço ao mercado, paga por meio de um patrocinador;
  • Marketing direto: comunicação personalizada com o cliente;
  • Merchandising em TV: inserção de produtos e serviços em programas de televisão;
  • Eventos: criação de situações de comunicação com o público-alvo por meio de eventos de várias naturezas;
  • Comunicação on-line: divulgação por e-mails e demais canais;
  • Administração de vendas: vendedores ou representantes que entram em contato com possíveis compradores.

Diariamente, o público tem acesso a várias propagandas, conteúdos e informações, mas ele deseja ter controle sobre o que está sendo consumido. Portanto, a comunicação integrada não pode ser entendida por meio da quantidade ou tamanho da presença on-line de uma marca. 

O usuário quer mais do que consumir um produto ou serviço… ele quer ver o que a marca está oferecendo, e por isso acompanha a forma como ela se posiciona. Então, isso faz com que a comunicação integrada possa ser decisiva no momento de conseguir relevância e consolidar seu posicionamento. 

Não basta apenas utilizar ferramentas tradicionais de comunicação; é preciso desenvolver uma comunicação planejada e integrada, a fim de construir vínculos com o consumidor.

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