O que é comunicação integrada?
Uma estratégia de comunicação integrada assegura que a mensagem central do negócio seja entregue universalmente através de diversos canais, não importando o meio, já que, a cada interação que o usuário tiver com a marca, os mesmos valores serão passados.
Percebe-se que as comunicações de marketing estão deixando suas mensagens alinhadas em todos os canais. E mesmo que as entregas sejam distintas, a mensagem é sólida. Isso faz com que se estabeleça uma integração de todas as ferramentas de marketing e abordagens sobre uma marca ou produto – o que aumenta o impacto na visão do usuário.
Assim, uma comunicação integrada eficiente utiliza maneiras inovadoras para assegurar que o cliente receba a mensagem correta, no lugar e hora certa.
A seguir, entenda por que a comunicação integrada é importante e quais são seus componentes e tipos.
Importância da comunicação integrada
Adotar estratégias de comunicação integrada oferece várias vantagens, já que:
- Auxilia na prevenção de ruídos e informações espalhadas;
- Fortalece a imagem de uma marca frente ao seu público-alvo;
- Impacta a visão de clientes sobre determinada empresa;
- Reduz boatos no público interno;
- Monta um posicionamento de marca sólido.
Componentes da comunicação integrada
Em uma estratégia de comunicação integrada, todos os pontos da comunicação funcionam em conjunto para reforçar o posicionamento. Entre eles, podemos citar:
- Comunicação interna;
- Publicidade e Propaganda;
- Marketing;
- Assessoria de imprensa;
- Relações Públicas.
Tipos de comunicação integrada
Veja alguns tipos de comunicação integrada:
- Relações Públicas: construção de relações positivas com diversos públicos da empresa;
- Publicidade: atividades de promoção da empresa, produtos e serviços, a partir da criação de notícias e fatos midiáticos;
- Propaganda: apresentação de produto e serviço ao mercado, paga por meio de um patrocinador;
- Marketing direto: comunicação personalizada com o cliente;
- Merchandising em TV: inserção de produtos e serviços em programas de televisão;
- Eventos: criação de situações de comunicação com o público-alvo por meio de eventos de várias naturezas;
- Comunicação on-line: divulgação por e-mails e demais canais;
- Administração de vendas: vendedores ou representantes que entram em contato com possíveis compradores.
Diariamente, o público tem acesso a várias propagandas, conteúdos e informações, mas ele deseja ter controle sobre o que está sendo consumido. Portanto, a comunicação integrada não pode ser entendida por meio da quantidade ou tamanho da presença on-line de uma marca.
O usuário quer mais do que consumir um produto ou serviço… ele quer ver o que a marca está oferecendo, e por isso acompanha a forma como ela se posiciona. Então, isso faz com que a comunicação integrada possa ser decisiva no momento de conseguir relevância e consolidar seu posicionamento.
Não basta apenas utilizar ferramentas tradicionais de comunicação; é preciso desenvolver uma comunicação planejada e integrada, a fim de construir vínculos com o consumidor.
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