Produção de veículos aumenta 0,4% em abril

veículos

Vendas no mês também tiveram leve alta

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em abril deste ano, a produção de veículos no país avançou 0,4% resultado similar o mês anterior ,  fabricando 185,4 veículos, na soma das categorias de forma geral, considerando utilitários leves, caminhões e ônibus. 

Na comparação com abril de 2021, a produção veicular teve uma queda de 2,9%. Já no acumulado dos quatro primeiros meses de 2022, momento em que 681,6 mil veículos foram montados no país, o segmento estava, na ocasião, no vermelho, com queda de 13,6% ante 2021. No momento, a diferença continha a falta de peças, essencialmente componentes eletrônicos, que causavam paradas de produção em fábricas, em carros e caminhões. 

Em relação às vendas, de 147,2 unidades, também reagiram na margem durante abril, com emplacamentos em alta de 0,3%, quase equiparando-se a março. A venda de veículos no país, naquela ocasião, seguia abaixo dos anos anteriores, retrocedendo 15,9% ante abril do ano passado. Naquele momento, no acumulado desde o primeiro dia do ano, as vendas somaram 552,9 mil unidades, um recuo de 21,4% ante 2021, e o número mais baixo em 16 anos. Como consequência dos aumentos de preços seguidos, além da escala de juros cobrados em financiamentos, as vendas continuavam, na ocasião, abaixo da oferta de veículos, mesmo após o corte no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Vendas de carros elétricos e híbridos avançam 78%

Ainda com relação a veículos, o que inclui carros usados, por exemplo, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), pelo portal WM1, as vendas de veículos total ou parcialmente eletrificados registraram um ótimo resultado no primeiro quadrimestre de 2022, encerrando-o com 12.976 carros elétricos ou híbridos entregues, um crescimento de 78%, ante as 7.290 do mesmo período de 2021.

Com isso, o segmento de carros elétricos espera encerrar o ano com bons números, mesmo com as vendas em abril menores do que dos dois meses anteriores. Em abril, foram 3.123 unidades emplacadas, com relação a 3.851 em março e 3.435 em fevereiro. A ABVE apontou que, na ocasião, a frota de eletrificados circulando teria ultrapassado 90 mil veículos, sendo que a participação do segmento nas vendas internas totais de veículos leves (market share) foi de 25% no quadrimestre e de 2,3% em abril. Ressalta-se, ainda, que veículos eletrificados leves são compostos de carros de passeio e comerciais leves, somando modelos híbridos elétricos (HEV), híbridos elétricos plug-in (PHEV) e 100% elétricos/plug-in (BEV).

Contribua para um mercado mais bem informado: compartilhe este artigo!