Conheça novos hábitos de consumo no Brasil em 2021
O isolamento social proporcionado pela pandemia da Covid-19 em 2020 foi responsável não só por instaurar novas maneiras de se vender produtos e serviços mas também por novas formas de consumi-los. Por isso, os hábitos de consumo no Brasil, um dos países mais impactados pelo atual cenário, foram modificados.
Segundo pesquisa desenvolvida pela Criteo, 67% dos brasileiros entrevistados descobriram ao menos uma nova forma de compra e admitem que deverão mantê-las depois da pandemia.
Desse modo, muitas tendências de consumo adotadas por brasileiros em 2020 poderão continuar em alta em 2021 e, até mesmo, após o fim do isolamento social. Confira quais foram os principais hábitos criados e quais foram deixados de lado durante esse período.
Novos hábitos de consumo
A seguir, separamos 3 novos hábitos de consumo que foram incorporados ao cotidiano dos brasileiros durante a pandemia.
1. Maior cautela na hora de gastar
Com o impacto na economia do país, a percepção de compras dos brasileiros também foi alterada. Os consumidores optaram por restringir o orçamento a itens essenciais, como fármacos e alimentos. Além disso, quando pensam em comprar algo de maior valor, costumam aguardar a época de promoções.
Essa maior cautela nos gastos deve continuar mesmo após a pandemia, uma vez que os consumidores brasileiros perceberam que podem, por exemplo, escolher marcas mais baratas e adiar os gastos.
2. Presença acentuada do e-commerce
Uma das principais transformações provocadas pelo distanciamento social foi o maior investimento no digital. A internet sempre esteve muito presente em nossas vidas, entretanto, os usuários mergulharam ainda mais no universo digital, principalmente por passarem a maior parte do tempo em casa.
Os consumidores e as empresas voltaram a sua atenção para as compras on-line. Assim, grande parte das alterações das práticas de consumo no Brasil originaram-se da maior presença do e-commerce. Os brasileiros passaram a escolher a segurança e a comodidade proporcionadas pelas compras virtuais.
De acordo com pesquisa elaborada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 70% dos consumidores brasileiros desejam continuar comprando virtualmente depois da pandemia.
3. Consumo mais consciente
Conforme o tempo de isolamento social foi passando, muitas pessoas começaram a repensar sobre os hábitos de compra, fazendo com que o consumo no Brasil se tornasse mais consciente, baseado na valorização dos itens essenciais e na redução das práticas de consumo exacerbado.
Hábitos de consumo que foram abandonados em 2021
Enquanto novos hábitos de consumo foram criados em 2020 e perpetuados em 2021, outros hábitos foram retirados de cena nesse mesmo período.
1. Sair para fazer refeições
Devido à preocupação com o coronavírus e à recessão econômica, o hábito de ir a restaurantes foi significativamente afetado. Com objetivo de economizar e se manter seguro em casa, o consumidor raramente sai para jantar. No entanto, houve um aumento no número de pedidos de delivery, que se tornou um dos negócios mais procurados.
2. Realizar programas culturais
Idas a museus, galerias, teatros, cinemas e demais programas culturais também foram reduzidas. Conforme o estudo Consumo x Crise: como a crise afetou os hábitos de vida dos brasileiros, conduzido pela Opinion Box, 47% dos consumidores deixaram de frequentar esses ambientes por conta da crise e 22% pela perda de emprego.
3. Ir aos salões de beleza
Outro hábito de consumo que os brasileiros deixaram de lado nesse período foi a ida ao salão de beleza, reduzindo tanto a frequência quanto a quantidade de serviços oferecidos. De acordo com a pesquisa da Opinion Box, esse foi o segundo hábito que mais foi afetado no dia a dia do brasileiro, perdendo apenas para as idas aos restaurantes.
Veja mais: Hábitos de consumo das gerações | Diferença entre necessidade e desejo | lugares para viajar sozinho no Brasil