Tudo que você precisa saber sobre os desafios e estratégias do e-commerce

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O e-commerce conta com diversas particularidades muito interessantes que não vemos em todos os tipos de empresas por aí. Para ter um negócio on-line, é preciso conhecer estratégias importantes e estar preparado para os problemas do e-commerce, que certamente irão surgir. Neste post, vamos te mostrar as melhores estratégias para e-commerce e os principais desafios que ele apresenta. Acompanhe!

As principais estratégias para um e-commerce de sucesso

Existem diversas estratégias que podem ser consideradas para que o crescimento de um e-commerce seja alcançado. A primeira delas diz respeito à presença on-line da empresa. É claro que o site de vendas já está presente na web, mas será que o negócio realmente tem uma presença on-line? 

Bem, para saber isso, é preciso pensar se o empreendimento conta com um site, blog, redes sociais, canal no YouTube, entre outros. Se o e-commerce já se utiliza desses meios, provavelmente ele tem uma presença on-line e está mais próximo do crescimento do que os seus concorrentes que não trabalham essa questão.

Outra estratégia muito interessante diz respeito ao valor que é dado para os conteúdos publicados nos canais citados acima. É muito importante que o Marketing de Conteúdo tenha uma boa qualidade, bem como se baseie nos conceitos mais modernos de SEO (Search Engine Optimization).

Além disso, é importante pensar em fidelizar os clientes que já compram pelo seu e-commerce. Nas estratégias anteriores, falamos um pouco mais sobre a presença on-line na captação de público. Agora, estamos falando do momento pós-venda, quando você deve usar e abusar do remarketing, promoções para seu público fiel, e-mail marketing, entre outros.

Principais problemas encontrados por um e-commerce

O e-commerce enfrenta muitos problemas que, muitas vezes, as próprias lojas físicas não enfrentam. Isso acaba fazendo com que essas questões tenham uma resolução mais dificultada devido a pouca experiência da maior parte dos empreendedores digitais.

Um dos principais desafios do e-commerce é a falta de confiança por parte dos clientes. Com a presença crescente dos golpes e fraudes na internet, o público acaba desconfiando de todas as etapas do processo, especialmente quando os dados financeiros são solicitados. Dessa forma, invista para que o seu cliente tenha segurança durante o processo de compra.

Além disso, outro problema complicado para o e-commerce em geral é o atendimento ao cliente. Com a automatização dos processos, o cliente muitas vezes acaba sendo apenas um número para o site. Para não deixar que isso aconteça, tenha colaboradores especializados para receberem críticas, sugestões e auxiliar o cliente com qualquer problema que tenha no seu e-commerce.

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Desafios de logística para seu e-commerce

Existem diversos desafios de logística no e-commerce dia após dia. Entre eles, podemos citar a dificuldade da gestão de estoque. Os e-commerces que trabalham com estoque acabam tendo problemas com custos de armazenamento, uso do espaço do armazém, indisponibilidade de produtos para venda, entre outros.

Além disso, também é difícil manter um bom aproveitamento do transporte realizado para fazer a entrega dos produtos. Caso o empreendimento não conte com uma empresa transportadora especializada, provavelmente sofrerá para encontrar uma boa forma de roteirizar suas entregas, calcular os custos, entre outros.

Qual é a importância do CRM para o e-commerce?

CRM significa Customer Relationship Management ou, em tradução literal, “gestão de relacionamento com clientes”. O sistema ajuda a resolver o problema do atendimento ao cliente durante todo o processo de compra. Dessa forma, podemos dizer que o e-commerce CRM aproxima o cliente da empresa, ajuda a empresa a fidelizar esse cliente, melhora os resultados do empreendimento, foca em todos os setores da empresa, entre outros.

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