O que é demanda e como ela ajuda a entender o seu público?

Imagem de um homem pensando em o que é e quais os tipos de demanda

Para criar um planejamento das atividades e das estratégias plausíveis, que auxiliem no entendimento do público e atendam corretamente às suas solicitações, com uma precificação adequada ao poder de compra, uma empresa precisa realizar uma análise sobre o tipo de demanda de que dispõe no mercado.

Para fazer essa análise, é preciso saber, primeiramente, o que é demanda, como está vinculada à Lei de Oferta e Demanda e como funciona para o público e para o mercado.

O que é demanda e como ela ajuda a entender seu público?

Quando um consumidor precisa de algo que está à disposição no mercado, seja prestação de serviço ou produto, e tem condições financeiras de bancar, ou seja, quando há poder de compra, é considerado demanda, e esta varia de acordo com o mercado e com questões sociais – em datas comemorativas, por exemplo, no Natal, em que há uma alta procura por panetones.

Para compreender a demanda, é preciso entender a renda média dos consumidores, a precificação, os produtos que são similares, dentre outras questões que devem ser analisadas, para atingir o público-alvo de forma correta.

A partir desse processo, é possível atender a demanda do consumidor com a oferta equivalente à necessidade do público-alvo, não deixando faltar os produtos ou serviços fornecidos pela empresa. Outro ponto importante é a contratação de mais profissionais para suprir a demanda, realizar o mapeamento do setor do mercado e solicitar a opinião dos clientes.

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O que é a Lei da Oferta e Demanda?

Criada pelo filósofo Adam Smith (1723-1790), também denominada Oferta e Procura, é uma lei clássica da economia, que tem como finalidade explicar o método de funcionamento do mercado financeiro, determinando a precificação e a quantidade do produto. A seguir veremos quais os principais tipos de demanda existentes, como a demanda indesejada, excessiva, irregular e outras.

Quais são os principais tipos de demanda?

  • Excessiva: quando há excesso de demanda, a empresa não consegue suprir a necessidade do seu público com a oferta fornecida, por exemplo, uma loja de roupas que oferta 3 peças de blusas e a demanda é de 6.
  • Indesejada: cigarros, bebidas alcoólicas e narguiles são exemplos de demanda indesejada, pois fazem mal à saúde e socialmente não são bem-aceitas; entretanto, o público deseja e compra o produto.
  • Irregular: uma demanda irregular ocorre em casos de produtos que são procurados em datas específicas, como no exemplo do Natal, em que a compra de árvores ocorre somente nesse evento; portanto, não há uma estabilidade da empresa com relação às vendas.
  • Negativa: a demanda negativa ocorre com serviços ou produtos que o consumidor não gostaria de adquirir, entretanto, precisa consumir. Por exemplo, plano de saúde e remédios.
  • Plena: quando a oferta e a demanda são equivalentes, a demanda é plena. Por exemplo, empresas que têm uma quantidade x de produto e conseguem vendê-los, atendendo apropriadamente os consumidores, sem que haja falta ou sobra de produtos, como ocorre na demanda excessiva.

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Para saber mais sobre essas e outras informações voltadas à oferta e à demanda e como a sua empresa pode se adequar ao público-alvo, continue navegando no site ou fale conosco. Por meio do nosso portal de notícias, nós, do Varejo & Consumo, podemos auxiliar e atualizar você acerca das pautas mais importantes referentes ao mundo dos negócios.

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