Link building: você sabe qual a importância?
A busca pelo ranqueamento dentro do Google é muito importante para quem produz conteúdo na internet, já que esse posicionamento garante que o seu conteúdo chegue ao público. O conjunto de técnicas para favorecer o rankeamento é chamado no meio digital de Search Engine Optimization (SEO).
Uma das formas mais eficazes de melhorar o SEO é o link building. Essa estratégia torna o site mais confiável para o motor de busca e faz com que o seu conteúdo chegue a quem procura por ele. Isso acontece porque o link building aumenta a confiabilidade do seu conteúdo, favorecendo seu posicionamento. Continue lendo e entenda mais sobre esse assunto!
O que é link building?
O uso dos chamados backlinks como ponto de relevância para um conteúdo já existe no Google há bastante tempo. Porém houve um momento em que muitas empresas compravam e vendiam links, muitas vezes sem qualquer relevância com o conteúdo criado, na tentativa de burlar o sistema de busca.
Por isso, em 2012, o Google alterou seu algoritmo, que passou a reconhecer conteúdos de baixa qualidade e com links não naturais. Assim, esses conteúdos começaram a perder muitas posições no ranqueamento.
O link building correto, portanto, é um conjunto de técnicas para adquirir links relevantes e confiáveis de outras páginas para o seu conteúdo.
Para isso, é preciso utilizar links de qualidade, que é medida, entre outras coisas, pela relação do conteúdo com o seu e pela autoridade da página citada. Isso nos leva para o chamado link juice.
Qual é a importância do link juice?
Primeiro, vamos entender o que é esse termo. Link juice é quando uma página dá uma espécie de “voto de confiança” para outra por meio do link.
Isso acontece quando, por exemplo, você usa o link de uma outra página na sua. Dessa forma, você sinaliza para o algoritmo que a página linkada é de confiança e transfere um pouco da sua autoridade para essa outra página.
Quais links são relevantes para o link building?
Antes de tudo, fazer um bom link building deve passar sempre pela experiência do usuário. Portanto, é preciso conhecer a audiência para saber definir quais assuntos são relevantes para o seu público. Dessa maneira, você vai saber quais links serão realmente atrativos para quem consome o seu conteúdo.
Quais são as boas técnicas para começar o link building?
Produzir conteúdos com vistas em SEO e link building é, antes de tudo, gerar conteúdo de qualidade. É importante, antes de tudo, que seu conteúdo seja realmente relevante para o usuário. E você pode também seguir estas dicas:
Buscar backlinks de qualidade
Essa dica parece bem óbvia, mas, acredite, não é tão simples. Porém é possível fazer isso da maneira certa seguindo alguns hábitos, como procurar links sempre dentro do seu nicho, além de usar uma boa variedade de páginas relevantes para quem consome o seu conteúdo.
Realizar guest post
Guest post é quando um artigo é publicado em blogs ou sites de nicho e escrito por outras pessoas. Isso significa produzir conteúdo para um blog que não seja o seu, para, assim, conquistar mais autoridade sobre aquele assunto por meio da audiência desse outro blog.
Ter uma assessoria de imprensa
Ter um link dentro de um site de notícias é muito benéfico, já que esse tipo de portal costuma ser bem-avaliado pelo Google, além de ter uma grande autoridade e público bem definido na internet.
Além disso, sites de notícias têm leitores assíduos, o que ajuda a divulgar seu conteúdo para um grande número de pessoas.
É aí que entra o trabalho do assessor de imprensa, que faz o relacionamento entre a empresa e os veículos de comunicação. Assim, sua empresa consegue uma boa divulgação sem precisar pagar por isso.O que achou deste conteúdo? Para mais dicas de como crescer sua marca dentro da internet ou notícias em geral do mercado, acesse outros textos do Varejo & Consumo ou fale conosco para realizar um orçamento!
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