Gerenciamento de crise: o que é, importância e como fazer

Gerenciamento de crise

Situações de instabilidade e conflito fazem parte da trajetória de qualquer empresa. No entanto, saber gerenciar esses obstáculos é o que realmente faz a diferença para estabelecer a boa imagem do negócio. 

A seguir, entenda o que é o gerenciamento de crise, a sua importância e como realizar esse processo. 

O que é gerenciamento de crise?

Gerenciamento de crise é um conjunto de estratégias que devem ser adotadas em situações de tensão, a fim de reduzir reflexos negativos e localizar oportunidades de melhoria da imagem e reputação de determinada marca.

Durante o processo, é importante analisar as estratégias que são adotadas pela empresa, bem como investigar os impactos para que se possa repensar o posicionamento, discurso e confiança da marca perante o público. 

Um bom gerenciamento investiga os riscos prováveis e cria um plano de contingência até o domínio dos meios de comunicação.

O foco é controlar a situação e ser transparente, tendo assertividade e cautela. Assim, é necessário passar uma imagem segura e com credibilidade.

Para ajudar nesse processo, é bom contar com um planejamento adequado. Na oratória de líderes e mensagens da empresa, deve-se transmitir segurança, transparência e assertividade ao público. 

Importância do gerenciamento de crise

Realizar um gerenciamento de crise assegura que a marca diminua os impactos negativos oriundos de problemas que, caso não sejam resolvidos da melhor maneira, podem impactar de forma agressiva o negócio.

Algumas razões que explicam por que investir nessa estratégia são:

  • Diminuição de reflexos de crise internas e externas;
  • Tomada de atitudes de forma ágil;
  • Ajuda na sobrevivência da marca no mercado;
  • Contribuição na preservação da reputação do negócio.

Passo a passo para fazer um gerenciamento de crise

Agora que você já conhece por que é importante apostar em um gerenciamento de crise, é preciso saber como realizá-lo.

Para iniciar esse processo, é necessário:

  • Entender como os seus clientes percebem as coisas;
  • Dedicar seu tempo para conhecer o customer experience;
  • Compreender os riscos em potencial para o negócio;
  • Ter uma equipe para gerenciamento de crise;
  • Montar um plano de comunicação;
  • Aplicar estratégias de forma contínua.

Gerenciamento de crise em mídias sociais

Gerenciar crises nas redes sociais é algo que demanda uma atenção ainda maior.

Essa crise é caracterizada por clientes que, descontentes com algo relacionado ao negócio, por exemplo, declaram a sua insatisfação nas redes e o conteúdo viraliza, trazendo impactos negativos para a imagem da empresa.

Sendo assim, veja algumas dicas de como fazer o gerenciamento nesses canais:

  • Seja ágil;
  • Assuma o erro, não minta;
  • Não entre em conflito ou antagonize a outra parte envolvida;
  • Seja gentil e educado;
  • Invista no diálogo;
  • Invista em respostas personalizadas;
  • Traga o cliente para a solução.

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