Newswire: o que é?
Antes de entendermos como usar newswire, é importante compreender: do que isso se trata?
Newswire é um serviço que transmite notícias para canais de mídia em tempo real, realizadas por agências de comunicação, que contratam produtores de conteúdo.
Esses produtores buscam a notícia, selecionam as informações e escrevem os textos, que, posteriormente, são pulverizados por alguns portais:
- Jornais;
- Revistas;
- Canais de rádio e TV.
A produção dos conteúdos é feita especificamente para mídias e em grande escala.
O público acessa, apenas, por meio da mídia que acessou o conteúdo, e não pelos produtores.
Em tradução do inglês, wire, significa “telegrama”, e news, “notícia”. Assim, o newswire está associado ao telegrama que chega às redações com informações.
No dicionário informal, Your Dictionary, a definição de newswire é:
“Um serviço que eletronicamente provê informação atualizada à mídia sobre notícias de última hora e eventos. Diversos jornalistas são contratados para cobrir temas em nome de empresas de newswire, que não entregam notícias para o público, mas para empresas de mídia.”
Surgimento do newswire
O newswire possui ligação com agências distribuidoras de notícias.
O surgimento ocorreu em conjunto com agências de notícias, que usaram o telégrafo comercial para dar o pontapé inicial na distribuição de mensagens para redações.
Como usar newswire?
O newswire pode ser empregado nas seguintes situações:
Em visibilidade e fortalecer a marca
O newswire pode ser usado para dar visibilidade, com base em uma estratégia.
Quando a marca é mencionada como fonte principal de uma notícia, por um portal de notícias com grande acesso, por exemplo, torna-se conhecida dentre os usuários.
Os leitores podem se impactar com a informação que acessaram e terem o interesse em conhecer o seu negócio.
Em conquista de autoridade
Quando um veículo de comunicação usa uma fonte ou determinada marca em uma notícia, entende-se que é especialista no tema, ou seja, um destaque entre as outras.
A partir do momento em que o interesse é gerado, a empresa poderá ser requisitada, criando uma autoridade de marca.
Onde não usar newswire
Ainda, é importante entender onde não usar o newswire. Elencamos alguns negócios nos quais não recomendamos o uso.
Confira!
- Atividades que não são legalizadas pela Anvisa;
- Atividades que não possuem regulamentação por órgãos oficiais no país;
- Campanhas eleitorais;
- Produtos ilegais no país;
- Conteúdos opinativos;
- Conteúdos de teor pornográfico.
Conheça o Varejo & Consumo
Agora que você já sabe como usar newswire, aproveite para publicar release no Varejo & Consumo!
Confira: Agregador de notícias | Características de artigo de opinião | Estrutura artigo de opinião