Newswire: o que é?

Como usar newswire

Antes de entendermos como usar newswire, é importante compreender: do que isso se trata?

Newswire é um serviço que transmite notícias para canais de mídia em tempo real, realizadas por agências de comunicação, que contratam produtores de conteúdo.

Esses produtores buscam a notícia, selecionam as informações e escrevem os textos, que, posteriormente, são pulverizados por alguns portais:

  • Jornais;
  • Revistas;
  • Canais de rádio e TV.

A produção dos conteúdos é feita especificamente para mídias e em grande escala. 

O público acessa, apenas, por meio da mídia que acessou o conteúdo, e não pelos produtores.

Em tradução do inglês, wire, significa “telegrama”, e news, “notícia”. Assim, o newswire está associado ao telegrama que chega às redações com informações.

No dicionário informal, Your Dictionary, a definição de newswire é:

“Um serviço que eletronicamente provê informação atualizada à mídia sobre notícias de última hora e eventos. Diversos jornalistas são contratados para cobrir temas em nome de empresas de newswire, que não entregam notícias para o público, mas para empresas de mídia.”

Surgimento do newswire

O newswire possui ligação com agências distribuidoras de notícias.

O surgimento ocorreu em conjunto com agências de notícias, que usaram o telégrafo comercial para dar o pontapé inicial na distribuição de mensagens para redações. 

Como usar newswire?

O newswire pode ser empregado nas seguintes situações:

Em visibilidade e fortalecer a marca

O newswire pode ser usado para dar visibilidade, com base em uma estratégia.

Quando a marca é mencionada como fonte principal de uma notícia, por um portal de notícias com grande acesso, por exemplo, torna-se conhecida dentre os usuários. 

Os leitores podem se impactar com a informação que acessaram e terem o interesse em conhecer o seu negócio. 

Em conquista de autoridade

Quando um veículo de comunicação usa uma fonte ou determinada marca em uma notícia, entende-se que é especialista no tema, ou seja, um destaque entre as outras.

A partir do momento em que o interesse é gerado, a empresa poderá ser requisitada, criando uma autoridade de marca.

Onde não usar newswire

Ainda, é importante entender onde não usar o newswire. Elencamos alguns negócios nos quais não recomendamos o uso.

Confira!

  • Atividades que não são legalizadas pela Anvisa;
  • Atividades que não possuem regulamentação por órgãos oficiais no país;
  • Campanhas eleitorais;
  • Produtos ilegais no país;
  • Conteúdos opinativos;
  • Conteúdos de teor pornográfico. 

Conheça o Varejo & Consumo

Agora que você já sabe como usar newswire, aproveite para publicar release no Varejo & Consumo!

Confira: Agregador de notícias | Características de artigo de opinião | Estrutura artigo de opinião