Como começar a entender de vinhos: dicas para iniciantes
Se você quer saber como começar a entender sobre vinhos, mas está meio perdido em meio a tantas informações, nós fizemos um resumo com as principais dicas. Confira.
Como começar a entender de vinhos: conheça os tipos de uva
Conhecer os tipos de uva é muito importante para determinar as características de um vinho.
Separamos uma lista com as principais uvas que você encontra no mercado. Aproveite para conhecer uma de cada e se aventurar no mundo dos vinhos:
Uvas-brancas
- Chardonnay;
- Chenin Blanc;
- Moscatel;
- Riesling;
- Sauvignon Blanc;
- Verdejo.
Uvas tintas
- Cabernet Sauvignon;
- Malbec;
- Merlot;
- Pinot Noir;
- Syrah;
- Tannat;
- Tempranillo.
Conheça o nível de doçura
Conhecer o nível de doçura é o primeiro passo de como começar a entender de vinhos.
O nível de doçura de um vinho é resultado da fermentação alcoólica. Dessa forma, quanto mais doce for o vinho, maior é o percentual de álcool da bebida.
Vinhos classificados como secos possuem menor teor de açúcar, enquanto os meio secos e suaves são os mais açucarados. Saiba mais a seguir.
Vinho seco
Geralmente, os vinhos secos chegam a ter até cinco gramas de açúcar, ou seja, os níveis de doçura permanecem mais baixos.
Vinho meio seco
É uma categoria de vinho que se encontra entre o seco e o suave. Pode variar de cinco a 20 gramas de açúcar, a depender de cada rótulo.
Vinho suave
Essa categoria eleva o nível de doçura, resultando em um sabor mais leve. Pode conter até 20 gramas de açúcar para cada litro de bebida.
Cores dos vinhos
As cores dos vinhos são determinadas conforme o tipo de uva e o tempo de fermentação da bebida. É recomendável aos iniciantes que experimentem cada tipo para saber qual mais agrada ao paladar.
Vinho branco
É um tipo de vinho mais refrescante e leve, produzido a partir de uvas-brancas ou sem a casca. Por ser um pouco mais ácido, o vinho branco é servido gelado.
Para quem está começando, experimente harmonizar o vinho branco com massas, frutos-do-mar, saladas, molho branco, frango e queijos de massa mole.
Vinho tinto
O vinho tinto é desenvolvido à base de uvas roxas e ou avermelhadas. É um tipo de vinho mais encorpado e considerado o mais consumido do planeta.
Ele harmoniza muito bem com carnes vermelhas, queijos curados e molhos vermelhos. Se você é iniciante, opte por um vinho tinto mais frutado.
Vinho rosé
O vinho rosé é considerado o mais leve, e sua fabricação ocorre de uma mistura de uvas-brancas e escuras, ou ainda, com uvas tintas que soltam menos coloração durante a fermentação.
Harmoniza muito bem com os mesmos pratos do vinho branco, ou seja, massas, frango, frutos-do-mar, saladas, molho branco e queijos mais moles.
Quais vinhos começar a tomar?
Nossa sugestão é começar pelo vinho rosé e pelo branco, que têm um sabor um pouco mais frutado e amigável ao paladar do brasileiro, mas a dica de ouro é procurar uvas mais tradicionais, das quais falamos anteriormente, e um exemplar de vinho de cada uma delas.
Dessa forma, você pode conhecer as principais características de cada uma dessas uvas e determinar quais delas são suas favoritas.
Quer saber mais sobre como começar a entender de vinhos? Acompanhe o Varejo e Consumo
Como começar a entender de vinhos é uma pergunta que não pode ser respondida de uma hora para a outra. É preciso leitura e, claro, se aventurar pelas opções.
Se você deseja acompanhar mais conteúdos sobre o assunto, fique por dentro de tudo o que é postado aqui no site do Varejo e Consumo, um agregador de notícias que reúne informações relevantes sobre os principais assuntos de interesse do consumidor.
Navegue pelo site e confira todos os nossos conteúdos.