Aprenda sobre a estrutura e os modelos de release

Modelo de release

Profissionais que trabalham com comunicação sempre escutam os termos “release” ou “press release”.

Essas expressões dizem respeito a um modelo de notícia muito usado por assessorias de imprensa para que sejam divulgados comunicados publicamente.   Um release profissional deve conter um conjunto de conhecimentos técnicos e uma linguagem adequada para o gênero.

Ficou curioso sobre como estruturar um modelo de release? Continue a leitura e conheça mais sobre esse gênero jornalístico!

O que é release?

O release é um documento enviado por assessorias de uma corporação à imprensa. Esse texto visa divulgar informações para que muitos veículos de mídia tenham conhecimento do que precisa ser transmitido. 

Ele surgiu pela primeira vez em 1906, após um acidente em um trem de Atlantic City, cidade estadunidense do estado de Nova Jersey. 

O release pode ser usado, por exemplo, para divulgar um novo produto, uma nova parceria entre marcas, patrocínios, novos serviços a serem oferecidos por uma empresa, uma contratação recente, eventos beneficentes e até mesmo um comunicado oficial.

Quanto maior for o alcance de um release, melhor para o emissor. Dessa forma, o conteúdo escrito deve estar em altíssima qualidade de escrita e produção. 

Quais são os modelos de release?

Um modelo de release varia de acordo com a sua necessidade. Existem diversos tipos. São eles: 

Padrão

É o tipo de release mais comum, em que estão listadas, detalhadamente e de forma direta e sucinta, as informações sobre o assunto a ser tratado, para que não restem dúvidas entre a imprensa a respeito do tema.

Editorial

O release editorial é mais usado em gestão de crises de uma corporação. Utiliza-se a primeira pessoa e pode ser assinado pelo diretor ou presidente da empresa. O conteúdo emite opiniões, explicações sobre algo, análises e até justificativas. Esse tipo de release é usado como fonte oficial de publicações.

Convite

Um release também pode ser usado como convite para eventos, como festas, entrevistas, lançamentos ou outras ocasiões que devem contar com a imprensa para realizar a cobertura. 

Dirigido

Como forma exclusiva, esse modelo de release é personalizado. É usado quando o assunto a ser tratado é com um veículo específico de comunicação ou profissional da área.

Como um release é estruturado?

Os releases seguem uma estrutura básica. Confira abaixo!

Título

O título ou manchete é o chamariz do texto, devendo ser atrativo para reter a atenção do leitor. Ainda assim, deve ser de qualidade e dentro da linguagem jornalística, sem pontuação gráfica, caixa alta (exceto em siglas) ou letras maiúsculas em substantivos que não são próprios. 

Linha fina

É uma espécie de texto curto que complementa o título sem repeti-lo, sendo um resumo do assunto central.

Introdução (primeiro parágrafo)

Tendo a pirâmide invertida como modelo, o primeiro parágrafo deve ser um resumo de toda a notícia, com as informações centrais, e respondendo às perguntas do lide “Quem?, Quando?, Onde?, Como? e Por quê?”.

Confira: exemplo de lide jornalístico, qual é a estrutura de uma notícia

Desenvolvimento 

O restante do conteúdo, após o primeiro parágrafo, deve conter argumentos relevantes que sirvam de explicação, comprovação ou aplicação de sentido ao assunto central: o fato. Podem ser aplicadas, por exemplo, informações secundárias, dados e entrevistas com fontes.

Conclusão

O release deve ser concluído com o fechamento da linha de raciocínio criada ao longo do texto, levando em consideração os fatos e hipóteses levantadas. 

Publique releases aqui, no Varejo & Consumo

Agora que você já sabe o que é um release, chegou a hora de publicá-lo com a ajuda do Varejo & Consumo, um portal de divulgação de notícias!
Não perca tempo: fale conosco e faça um orçamento!

Veja também: o que é um agregador de notícia | release o que é | Características do artigo de opinião