Guia de e-commerce completo e definitivo de 2023: o que é e-commerce?

pessoa com um notebook na mesa, celular na mão e um carrinho de compras ao lado onde simula o futuro do ecommerce em 2023

O mais completo guia de e-commerce

Muitas pessoas se perguntam o que é e-commerce. E-commerce, também conhecido como loja virtual ou comércio eletrônico, é um site em que se é possível vender algum produto ou serviço pela internet. 

O consumidor pode acessar a loja por meio de dispositivos variados, como um notebook, smartphone e tablet, por exemplo. O pagamento também pode ser realizado de diversas formas. Você sabe como funciona um e-commerce? Confira!

Como funciona uma plataforma de e-commerce?

Além de entender o que é e-commerce e ler notícias de e-commerce, é necessário saber como ele funciona.

Uma loja on-line deve garantir aos usuários uma boa experiência, com uma navegação de qualidade. Além disso, também deve garantir uma compra segura. Esses dois pontos ajudam na fidelização dos clientes.

Um e-commerce, no geral, funciona a partir das seguintes etapas: a apresentação do produto, o pagamento (quando a venda é concluída) e a entrega. Entre essas etapas, há outras atividades que são desenvolvidas, como estratégias de Marketing, atendimento ao cliente, contato com a transportadora etc.

As páginas em que os produtos são apresentados servem como uma vitrine. Nessa vitrine, são apresentadas características gerais dos produtos, como detalhes, fotos, funcionalidades e detalhes técnicos. 

É importante ressaltar que esse cadastramento dos produtos, com suas especificidades, deve ser realizado com qualidade, suprindo a falta de contato direto com os produtos (oferecido em uma loja física, por exemplo) e não deixando o consumidor com dúvidas, o que pode levá-lo a desistir da compra. 

Quando o consumidor elege um produto para comprar, ele o adiciona no carrinho. A partir disso, pode-se continuar comprando outros produtos ou clicar para prosseguir para o pagamento. 

No pagamento, o consumidor realiza um cadastro com dados pessoais (nome completo, CPF e o endereço em que a mercadoria deve ser entregue, por exemplo – é a partir desse endereço que é realizado o cálculo do frete da entrega). 

guia de e-commerce

Qual deve ser a estrutura de uma plataforma de e-commerce? 

Uma plataforma de e-commerce deve ser muito bem pensada, já que ela serve de base para que o serviço funcione. Alguns pontos precisam ser levados em consideração pelo dono da marca. Abaixo, separamos alguns que merecem destaque. Confira:

Processo de venda

Após a apresentação dos produtos da marca, é necessário pesquisar as melhores alternativas de pagamento. Isso faz com que a marca dinamize o processo de conversão.

A escolha da melhor forma de pagamento deve levar em consideração a realidade da marca, sob uma perspectiva de custo e benefício.

Um ponto importante é o investimento em ações de divulgação, que podem ser feitas pelas redes sociais, utilizando campanhas pagas e até mesmo técnicas de SEO e Inbound Marketing, por exemplo.

Atendimento ou suporte

O segundo ponto a se observar é em relação ao atendimento ao consumidor, um diferencial para que essa pessoa se fidelize.

Por meio de estratégias de Marketing Digital, uma marca que está investindo em e-commerce deve criar um relacionamento com esse cliente, acompanhando-o até o momento de pós-venda. 

Esse relacionamento pode ser criado a partir das redes sociais, e-mails marketing, blogs, entre outros. O intuito é deixar a marca cada vez mais próxima do cliente. 

Como exemplo, podem ser criadas ações nos aniversários dos clientes, como: “Parabéns, fulano! A marca X lembrou de você!”.

O que queremos dizer é: dar atenção ao atendimento é essencial!

Logística

O terceiro ponto a se atentar é em relação à logística do processo. É necessário ter operações de qualidade. Isso leva em consideração respostas rápidas, soluções de possíveis problemas, entregas no prazo e profissionalismo. Esses pontos fazem com que a reputação da loja aumente. 

Outros pontos importantes sobre logística para se atentar são:

  • Estabelecer parcerias com boas transportadoras;
  • Checar o tempo de postagem dos Correios;
  • Ter um estoque atualizado;
  • Investir na qualidade dos produtos;
  • Fornecer boas embalagens;
  • Ter um programa de trocas e devoluções eficiente e que funcione.

guia de e-commerce

Intermediadoras do pagamento

É essencial investir em meios de pagamento diversificados. Algumas opções de pagamento que podem ser escolhidas pelas marcas são, por exemplo:

  • Cartão de crédito e débito;
  • Boleto bancário;
  • Depósito bancário.

A intermediadoras do pagamento são muito usadas no e-commerce. São companhias on-line que fazem a conexão entre a marca e o banco. 

Geralmente, essas empresas possuem convênio com todas as formas de pagamento que existem. Algumas delas são, por exemplo, o PagSeguro, Mercado Pago e PayPal.

Plataformas de e-commerce disponíveis 

Agora que você já descobriu o que é e-commerce, separamos algumas plataformas disponíveis:

  • Loja Integrada;
  • Simplo7;
  • Tray;
  • Nuvemshop;
  • Vtex;
  • Boxloja;
  • Minestore.

O mais completo guia sobre e-commerce: como funciona uma loja online?

Uma loja online funciona como uma vitrine virtual, na qual os produtos são expostos e disponibilizados para o público por meio de um site. Assim como em uma loja física, a vitrine do site deve ser atrativa e convidativa para os clientes. Por isso, é importante utilizar imagens e descrições detalhadas dos produtos.

Entretanto, não basta uma loja virtual bonita para ter sucesso nesse modelo de negócio. Na verdade, um e-commerce também requer tecnologias específicas para que os clientes realizem suas compras de maneira simples e intuitiva, façam o pagamento de forma segura e acompanhem o status do pedido. Além disso, a plataforma deve contar com ferramentas de automação para que o lojista receba os detalhes de cada compra e as informações do cliente. 

Quais são as vantagens do e-commerce?

O mercado de e-commerce brasileiro tem se expandido cada vez mais, permitindo que os negócios que optam por esse modelo alcancem mais clientes e, consequentemente, aumentem suas vendas. As lojas virtuais garantem mais visibilidade para os produtos, sendo uma ótima estratégia para empresas menores que desejam expandir. Além disso, o custo operacional é menor quando comparado às lojas físicas, o que possibilita uma precificação mais competitiva.

Outra vantagem do e-commerce é a disponibilidade para os clientes, que podem comprar a qualquer hora, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento também pode ser automatizado e personalizado, garantindo uma experiência mais positiva para o cliente. E, com a análise de dados dos compradores, é possível acompanhar métricas de vendas para criar estratégias de fidelização, melhorando a experiência e aumentando a retenção.

Vale enfatizar, porém, que para usufruir de todas essas vantagens, é essencial ter um site com infraestrutura avançada e robusta. Caso contrário, sua loja pode apresentar falhas durante as compras, gerando um grande transtorno para o consumidor.

Tipos de e-commerce

O e-commerce é um modelo de negócio que pode ser aplicado de diferentes maneiras, por diversos tipos de empresa e profissionais. Listamos as principais opções de e-commerce disponíveis. Veja:

Business-to-business (B2B): este tipo de e-commerce envolve transações realizadas entre empresas. Algumas das atividades que podem ser realizadas incluem fornecimento de matéria-prima, oferta de serviços de marketing e outros segmentos que atendem exclusivamente pessoas jurídicas.

Business-to-consumer (B2C): aqui, as transações ocorrem entre empresas e consumidores finais. Mais especificamente, as empresas disponibilizam produtos ou serviços por meio da internet e estes são adquiridos por pessoas físicas.

Consumer-to-business (C2B): neste caso, um consumidor presta algum tipo de serviço para uma empresa. Um exemplo simples desse modelo de comércio é a venda de fotografias para bancos de imagem, realizada por profissionais fotógrafos.

Consumer-to-consumer (C2C): este tipo de comércio on-line acontece diretamente entre pessoas físicas. Um bom exemplo é a venda de produtos usados entre consumidores, muitas vezes intermediados por uma empresa, como ocorre em leilões.

É importante ressaltar que o comércio eletrônico também pode ser realizado de uma empresa para um investidor, da indústria para o consumidor, do governo para uma empresa ou de uma empresa para o governo. Desse modo, existem vários tipos de transações que podem ser feitas por meio da internet, incluindo diferentes negociantes.

Saber sobre o crescimento do e-commerce 2023 é essencial para marcas que querem ter destaque no ambiente digital. Aqui, no Varejo & Consumo, podemos sempre te manter atualizado com notícias sobre e-commerce. 

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