O que é considerado plágio: veja como se proteger e evitar esse crime

Imagem de carimbos apontando violação de copyright, representando o que é plágio

Para quem produz conteúdo, o plágio é sempre uma dor de cabeça! A prática é muito comum, apesar de ser bastante desvantajosa.

Algumas pessoas ainda recorrem a essa ação criminosa, o que pode trazer diversos problemas e colocar em risco todo o trabalho executado até então.

Assim, o plágio é uma prática penalizada e deve ser banida do Marketing de Conteúdo.

Se você não sabe o que é considerado plágio e outras informações sobre o tema, continue a leitura e fique por dentro!

O que é plágio?

O plágio é uma cópia que acontece quando há uma apropriação incorreta de um conteúdo elaborado por uma outra pessoa e o expõe como sendo de autoria própria. 

Além disso, o fato de não indicar uma citação do autor também pode ser considerado plágio. 

Como já observado acima, o plágio é uma prática criminosa, podendo ser encontrado também sob o termo “roubo de propriedade intelectual”, sob a ótica dos direitos autorais.

O direito autoral é uma nomenclatura que protege obras literárias, de arte e ideias para que o conceito original seja preservado. 

Tipos de plágio

Além de saber o que é considerado plágio, é necessário conhecer as suas diferenças. Veja a seguir:

Plágio direto ou integral

Essa é a forma mais grave de plágio. Acontece nos momentos em que há uma cópia direta de um conteúdo colocado como sendo de autoria pessoal. 

Plágio indireto ou parcial

Forma em que há uma cópia parcial, ou seja, a replicação de certas partes de um conteúdo, misturada com partes de criação própria. 

O plágio indireto pode ser o mais complicado de ser reconhecido, mas também está passível de consequências sérias. 

Plágio de tradução

Publicar a tradução de um conteúdo de uma língua diferente, como sendo de criação pessoal, também é uma forma de plágio.

Qual é a diferença entre plágio e referência?

O ideal é aprender com o que já está pronto, usar as referências e criar o seu conteúdo. 

Nos momentos em que seja necessário utilizar informações da fonte original, é necessário citar o autor, obrigatoriamente. 

É verdade que a maioria dos conteúdos já foram criados, independentemente do segmento, mas isso não é prerrogativa para realizar uma cópia, ou seja, um plágio. 

Apropriar-se de conteúdos de forma indevida não é um caso de utilização de referências, mas, sim, de plágio!

Quais ferramentas são usadas para identificar o plágio?

Se você ainda está com dúvidas sobre o que é plágio, saiba que há algumas ferramentas disponíveis que te ajudam a identificar um caso.

A primeira é o próprio Google, que, a partir da pesquisa de partes do conteúdo, localiza outras produções iguais.

Além disso, há outras ferramentas, como, por exemplo: 

  •  Noplag;
  •  Copyleaks;
  •  Plagiarisma;
  •  Plagium;
  •  Grammarly.

Como evitar o plágio no meu texto?

Listamos algumas dicas de como evitar o plágio e não cometer um crime. Confira algumas delas:

  • Elabore um bom briefing;
  • Acompanhe a sua criação;
  • Tenha redatores de confiança;
  • Trabalhe com revisores.

Publique no Varejo & Consumo

O Varejo & Consumo possui vários serviços! Estamos disponíveis para fazer com que o seu negócio seja atendido de forma rápida e eficiente.

Continue navegando em nosso site, fale conosco e faça um orçamento de como divulgar notícias e releases sobre a sua empresa.

Confira também: O que faz um redator | O que faz um redator